Publicidade
Início Newsletter Parlamentares do PSL protestam contra PL das fake news

Parlamentares do PSL protestam contra PL das fake news

Um grupo de deputados ligados ao PSL fizeram nesta quarta-feira, 15, um ato contra o PL das Fake News (PL 2.630/2020). Na avaliação dos parlamentares, a proposta aprovada no Senado e em análise na Câmara viola a liberdade de expressão de cidadãos e parlamentares. O texto estabelece medidas de combate à disseminação de conteúdo falso em redes sociais, como Facebook e Twitter, e em aplicativos de mensagens, como WhatsApp e Telegram.

“A gente quer fazer um chamamento para que mais deputados possam se juntar a nós em prol da nossa liberdade de expressão, de opinião, de imprensa e da inviolabilidade como deputado federal”, disse o deputado General Girão (PSL-RN), durante o ato no Salão Verde.

Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e Bia Kicis (PSL-DF) apelaram à Constituição Federal para afirmar que o projeto de lei aprovado no Senado fere o seu artigo 53, segundo o qual deputados e senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos. “Queremos lembrar ao parlamento que a prerrogativa da inviolabilidade da palavra, do voto e da opinião é garantia da própria democracia. É ela que garante o exercício do mandato. Não podemos concordar mesmo quando um adversário político tem essa liberdade aviltada”, disse Kicis.

Notícias relacionadas

Veto

Na primeira semana de julho, o presidente Jair Bolsonaro disse a apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada que cogitava a possibilidade de vetar texto que chegar para ele assinar a sanção.

Na avaliação de Bolsonaro, o texto dificilmente será aprovado como está pelos deputados. “Se o texto for aprovado na Câmara, cabe a nós a prerrogativa do veto. Eu acho que este projeto não vai vingar”, afirmou Bolsonaro hoje a apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada.

Desde a sua apresentação no Senado Federal pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), apoiadores do presidente Bolsonaro têm se manifestado contrários ao PL 2.630/2020. Os bolsonaristas não querem nenhuma regulação que trate do tema da desinformação, popularmente chamada de fake news. Uma das ações que tramitam no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra a chapa Bolsonaro e Mourão, vencedora nas últimas eleições presidenciais, aponta denúncia de que ocorreram disparos em massa durante o último pleito para beneficiar o atual chefe do Executivo e prejudicar adversários.

Já a sociedade civil, que defende direitos digitais e direitos humanos na Internet, defende uma legislação sobre o tema, desde que não viole determinados direitos como a privacidade e liberdade de expressão. Inclusive, a Coalizão Direitos na Rede aponta que o texto aprovado avança nas obrigações de transparência das plataformas.

Debates

Diferentemente do Senado, a Câmara dos Deputados iniciou uma série de debates com especialistas e juristas para apresentar aos deputados elementos que sirvam de subsídios para a formulação de um novo texto para o PL 2.630/2020, já aprovado no Senado. Ao todo serão dez debates, sendo que dois já aconteceram.

(Com informações da Agência Câmara)

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile