Claro recebe mais quatro usinas de energia fotovoltaica para consumo próprio

A Claro anunciou nesta quinta-feira, 16, o recebimento da quarta usina solar fotovoltaica para consumo próprio. Localizada em São João do Piauí (PI), a estrutura se junta a instalações em Padre Bernardo (GO), Goianésia (GO) e São José do Belmonte (PE) entregues desde dezembro de 2019. Os quatro projetos têm, juntos, 19,26 MWp de potência instalada e devem produzir 38,76 GWh anuais, suficientes para abastecer 17,5 mil residências.

As usinas foram entregues pela GreenYellow, multinacional especializada em eficiência energética, energia solar e gestão de energia. A parceria é resultado da aquisição pela Claro de quatro PPAs (contratos de longo prazo), que contemplam o aluguel das usinas. A GreenYellow foi a responsável pela elaboração, construção, monitoramento remoto e gestão do projeto, bem como pela garantia de sucesso da operação durante a vigência do contrato.

Segundo a dupla, as usinas possuem como principal diferencial o uso de trackers, um sistema de automação que controla o ângulo das placas, visando o aumento do desempenho da planta. Juntas, as quatro instalações ocupam uma área total de aproximadamente 55 hectares, com 58.380 módulos fotovoltaicos de 330 Wp cada um.

Notícias relacionadas

Sustentabilidade

Os esforços fazem parte do programa A Energia da Claro, lançado em 2017. A iniciativa prevê o uso de fontes renováveis e ações de proteção ao meio ambiente nas operações e instalações da operadora no Brasil.

Até 2021, o programa projeta gerar 80% da energia consumida pela empresa, ou mais de 600.000 MWh/ano. Segundo a Claro, o projeto é o maior de geração distribuída e o primeiro entre organizações de telecomunicações no País. Ele engloba a geração de energia limpa (solar, hidrelétrica, eólica, biogás e cogeração qualificada) para as concessionárias de eletricidade e ações de mobilidade elétrica e de eficiência energética.

"Desde a implantação do programa, deixarmos de emitir mais de 100 mil toneladas métricas de CO2 ao ano, o equivalente à retirada de cerca de 400 mil carros de circulação. A parceria com a GreenYellow é de fundamental importância para termos a possibilidade de utilização dos créditos de carbono gerados pelo empreendimento", afirmou o diretor de infraestrutura da Claro, Hamilton Ricardo Pereira da Silva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!