Consumidor já pode se cadastrar no serviço 'não me perturbe'

Foto: Pixabay

A partir desta terça-feira, 16, o serviço "Não Me Perturbe" receberá inscrições para a inclusão dos nomes dos consumidores para deixar de receber chamadas com ofertas de serviços de telefonia, TV por assinatura e banda larga. De acordo com a Anatel, a suspensão das chamadas pelas empresas de telecomunicações deverá ocorrer em um prazo de até 30 dias, a partir da data do cadastramento.

A Anatel esclarece, no entanto, que a medida se refere a ligaçõesrelacionadas a ofertas de serviços e produtos de telecomunicações. O problema

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de ligações indesejadas tem escala global e vem sendo enfrentado por órgãosreguladores de outros países, como Estados Unidos e Índia. No Brasil, estudosde mercado estimam que cerca de dois terços dessas ligações são provenientes deoutros setores econômicos que não os de telecomunicações. Em função dascompetências legais da agência, a medida alcança apenas as empresas detelecomunicações, que respondem por cerca de 32% das chamadas indesejadas. Alista do "não me perturbe" vale para todo o Brasil e não substitui os cadastrosgeridos por Procons em algumas Unidades da Federação.

"Ainda que o problema seja bastante complexo e estejamos em busca desolução definitiva, o cadastro é um primeiro passo para resguardar os direitosdos consumidores de não receber chamadas indesejadas para ofertas de serviçosde telecomunicações. É uma ferramenta necessária, já que estávamos observandoum crescimento acentuado desse tipo de prática", afirma o presidente da Anatel,Leonardo de Morais.

O site foi desenvolvido em parceria entre a Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom, entidade que também faz a gestão da portabilidade numérica) e as prestadoras Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, Telefônica/Vivo e TIM.

Balanço

De janeiro de 2016 a junho de 2019, foram registradas na agência 86.493 reclamações referentes a ligações indesejadas, distribuídas da seguinte forma:

Prestadora Total de reclamações
Claro/NET 28.546
Telefônica/Vivo 22.333
OI 18.073
TIM 9.220
Outros 4.340
Sky 2.741
Nextel 1.078
Algar 150
Sercomtel 12
Total 86.493

Mudança de regras

Além de propor a ferramenta do "não me perturbe", a Anatel decidiu acelerar a mudança das regras sobre ligações de telemarketing no Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Telecomunicações (RGC). O Conselho Diretor determinou que os temas relativos a telemarketing sejam tratados prioritariamente, ainda antes da revisão do RGC prevista na agenda regulatória, com consulta pública programada para o segundo semestre deste ano.

Os conselheiros ainda determinaram às áreas técnicas que estudem medidas para combater os incômodos gerados por ligações mudas e realizadas por robôs, mesmo as que tenham por objetivo vender serviços de empresas de setores não regulados pela Anatel. Outras medidas para resguardar os direitos dos consumidores estão sendo avaliadas pelas prestadoras de serviços de telecomunicações e acompanhadas pela agência, por meio da elaboração, até setembro de 2019, de um código de conduta e de mecanismos de autorregulação das práticas de telemarketing.

(Com informações da assessoria de imprensa da Anatel)

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