Cade libera acordo entre TIM e IHS para sociedade na FiberCo

A Superintendência-Geral do Cade aprovou sem restrições o acordo de venda, pela TIM, de 51% da recém-constituída FiberCo ao grupo IHS. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 16.

O negócio foi celebrado no início de maio e avaliado em R$ 1,6 bilhão. Pelos termos, determinados ativos da rede de última milha da TIM (sejam em FTTH ou FTTc) serão transferidos à FiberCo, que atuará na expansão da infraestrutura.

Para o Cade, a transação não deve acarretar em impactos no ambiente concorrencial. Para tal, a SG argumentou que nem a participação da IHS no mercado de torres nem a da TIM no mercado de última milha para banda larga fixa ultrapassam os 30%.

Notícias relacionadas

"As partes declaram que compradora (IHS) e vendedora (TIM) continuarão prestando seus respectivos serviços de forma independente e separada, de modo que não há o que se cogitar de qualquer relação entre as atividades de SMP desenvolvidas pela TIM e as atividades de construção, gestão e operação de infraestrutura de telecomunicações pela IHS", afirmou o parecer.

Exclusividade

O Cade também lembrou que, após a operação, um contrato mestre de serviços (MSA, na sigla em inglês) será firmado entre a dupla. Pelos termos, a FiberCo fornecerá serviços de fibra para a própria TIM, bem como construirá e implantará infraestrutura sob demanda da operadora.

Além da exclusividade recebida como cliente âncora do acordo, o caminho contrário também será trilhado, com a TIM oferecendo serviços de sua rede primária (backbone) à nova companhia.

A expectativa é que a FiberCo ofereça conexão de última milha e serviços de transporte ao mercado em geral de operadoras de telecom, e não apenas para sua operadora sócia. No entanto, cláusulas de não-concorrência (com acesso restrito no sistema do Cade) também fazem parte do acordo.

Se o tribunal do conselho antitruste não avocar o ato de concentração para análise no prazo de 15 dias, a decisão da superintendência pela aprovação terá caráter terminativo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!