Anatel quer realizar estudo sobre Open RAN com a academia

A Anatel está buscando a colaboração do meio acadêmico para realizar um relatório sobre o Open RAN. A iniciativa, que já está em fase avançada, será dividida em dez estudos e está sendo estruturada em um termo de execução descentralizada (TED). A proposta foi apresentada na 2ª reunião do grupo de trabalho sobre a tecnologia da agência, realizada nesta quarta-feira, 16.

Segundo a assessora da Superintendência de Outorgas e Recursos à Prestação do órgão, Luiza Maria Giacomin, a proposta do TED já está na procuradoria federal especializada (PFE) da Anatel, e a expectativa é que o termo possa estar finalizado entre julho e agosto próximos. A ideia é observar também iniciativas internacionais, analisando estudos feitos por players como as operadoras Vodafone e Rakuten.

São ao todo dez estudos, divididos pelos temas regulatório, econômico e tecnológico. O prazo para entrega das conclusões dos estudos varia entre 12 a 24 meses, mas o prazo total é de 30 meses – ou seja, dois anos e meio.

Notícias relacionadas

Os estudos serão divididos da seguinte forma:

Regulatório (dois estudos)

  • Buscar no ambiente acadêmico sugestões para possíveis políticas públicas para incentivar a tecnologia;
  • Levantar possíveis barreiras regulatórias. 

Econômico (três estudos)

  • Avaliar o mercado de infraestrutura, para saber o impacto para operadoras, como elas deveriam se adequar à tecnologia;
  • Estudar o mercado de fornecedores, para avaliar eventuais e potenciais alterações na estrutura de mercado;
  • Pesquisar pelo viés econômico a necessidade de mão de obra especializada, já que se trata de desenvolvimento da tecnologia.

Tecnológico (cinco estudos)

  • Sobre o Open RAN em si, o que é o estado da arte na tecnologia e o que está sendo padronizado e inserido no ecossistema;
  • Interoperabilidade e profiles (perfis);
  • Adequação de novas tecnologias como 5G e 6G ao Open RAN;
  • Adequação de tecnologias legadas, como 2G, 3G e 4G;
  • Estudos específicos sobre o aspecto da segurança. 

Experiências

Desde o dia 31 de março, a Anatel fez reuniões internas para estruturar esse TED com a academia. A agência chegou a receber contato do regulador britânico Ofcom, e também tem acompanhado iniciativas da FCC a respeito. Os testes realizados no Brasil, e que foram apresentados na primeira reunião do GT do Open RAN em abril, também estão servindo como subsídios. 

De acordo com a representante da agência, reuniões bilaterais deverão ser conduzidas com os players participantes do GT, o que significa mais de 70 empresas até o momento. Também estão previstas reuniões com as prestadoras. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!