Cisco se posiciona com valores de justiça social e de combate à covid-19

CEO da Cisco, Chuck Robbins

O posicionamento do CEO da Cisco, Chuck Robbins, durante apresentação inicial para o início do evento Cisco Live foi categórico: a empresa está preocupada em se inserir no contexto social atual. A conferência, normalmente realizada nos Estados Unidos, foi iniciada nesta terça-feira, 16, totalmente online por conta das medidas de isolamento devido à pandemia do coronavírus. Mas não só a covid-19 é uma questão para a fornecedora: também os direitos humanos e a justiça social, sobretudo em relação ao racismo e à desigualdade.

Para Robbins, há uma "necessidade de dignidade, respeito e igualdade". Por isso, diz que a empresa está buscando "pegar um pouco do ódio e transformar em esperança", por meio de ações sociais de inclusão e de auxílio no combate à covid-19. Assim, o novo posicionamento da Cisco é "prover um futuro inclusivo para todos" ("to power an inclusive future for all").

"A pandemia mostra que podemos prover saúde e educação nas comunidades", declarou ele em coletiva online após a apresentação inicial no evento. Ele entende que uma das ferramentas de inclusão é justamente a possibilidade de trabalho remoto. "O que aprendemos é que, se acreditar que as pessoas trabalhando de casa podem ser incrivelmente produtivas, isso pode servir particularmente como oportunidade para endereçar a desigualdade", diz, referindo-se a locais mais vulneráveis e "talvez com alunos negros".

Notícias relacionadas

Na visão de Chuck Robbins, a tecnologia pode ajudar de alguma forma no combate ao racismo. Ele cita como exemplo o uso de algoritmos para promover paridade salarial e promoções de cargos. Mas também lembra que é necessário implantar conectividade nas comunidades carentes. "Nos trabalhos de tecnologia, que são o futuro, podemos fazer investimento para educar essas comunidades", diz, adicionando que "muitas dessas comunidades têm maior presença de negros".

Debates

O CEO da Cisco explica que as três categorias que vêm sendo discutidas entre empresas de diferentes setores são justamente o combate à covid-19, a justiça social e a desigualdade. No lado da saúde, há uma parceria da empresa para ajudar laboratórios no desenvolvimento de vacinas contra o vírus. Na parte de justiça social, Robbins compõe um comitê especial, voltado a trabalhar nas áreas de educação, acesso financeiro, mercado e reforma de justiça criminal.

EVP e chief people officer da Cisco, Francine Katsoudas diz que foi necessário abordar esses temas na empresa. "Como trabalhar questões como racismo e injustiça social? Aumentamos a quantidade de comunicação. Mas o papel de liderança fica cada vez mais sofisticado", afirma.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!