Banco Central publica regras e avança na implementação do PIX

Foto: Pixabay

Foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira, 16, a instituição, pelo Banco Central, do Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI), da Conta Pagamentos Instantâneos (Conta PI) e seus respectivos regulamentos. O movimento é um novo passo na implementação do serviço nacional de pagamentos instantâneos, batizado como PIX, e cujo início da operação está previsto para novembro.

A circular 4.027 com as novidades foi aprovada em reunião extraordinária da diretoria colegiada do Banco Central na última sexta-feira, 12. No documento, o SPI é descrito como a "infraestrutura centralizada de liquidação bruta em tempo real de pagamentos instantâneos que resultam em transferências de fundos entre seus participantes titulares de Conta Pagamentos Instantâneos (Conta PI)".

A intenção é que a transferência eletrônica de fundos através do sistema ocorra em tempo real, com serviço disponível durante 24 horas por dia e em todos os dias do ano. O SPI entrará em funcionamento em 3 de novembro, com a possibilidade de disponibilização gradual das funcionalidades do sistema; o pleno funcionamento está marcado para 16 de novembro de 2020.

Notícias relacionadas

Até o momento, mais de 140 empresas já manifestaram interesse em atuar no PIX. Além da participação direta, também haverá possibilidade de participação indireta (por intermédio de um participante direto). Nesta segunda-feira, 16, o WhatsApp afirmou que considera a opção após lançar a funcionalidade de pagamentos no Brasil. Bancos e instituições financeiras com mais de 500 mil clientes também deverão se adequar às regras.

Definições

Na mesma circular, o Banco Central estabelece uma série de regras sobre o funcionamento do SPI e inclui entre os seus deveres a garantia de disponibilidade do PIX por no mínimo 99,9% do tempo.

Também ficou definido que os participantes diretos do PIX pagarão uma tarifa ao BC por cada transação recebida e outra pelo volume de informações que solicitarem, a título de cobertura dos custos da autarquia. A circular não estabelece os valores, que serão definidos separadamente pelo BC, mas Mobile Time já noticiou que o preço por PIX recebido será em torno de um décimo de centavo de Real.

Análise

Pode ter sido apenas coincidência, mas chama a atenção o timing do anúncio do Facebook Pay, serviço de pagamento instantâneo do WhatsApp: ele foi divulgado na segunda-feira, 15, primeiro dia útil após a publicação da circular que cria o SPI pelo Banco Central. Uma das maiores dúvidas do mercado é se o WhatsApp vai integrar de alguma forma o Facebook Pay ao PIX ou se concorrerá com ele. (Colaborou Fernando Paiva)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!