"Não vamos querer ficar em segundo lugar a qualquer preço", diz Claro

A possibilidade de perder o segundo lugar no market share nacional de assinantes móveis para a TIM parece não assustar a Claro. Pelo menos não no discurso. "Não vamos querer ficar em segundo lugar a qualquer preço. Não vamos degradar a nossa rede só para ter um número", enfatiza o diretor de marketing da subsidiária da mexicana América Móvil, Erik Fernandes, provocando a TIM, que enfrenta problema sde sobrecarga na rede em função do rápido aumento de base.
Ele argumenta que a Claro não aposta em serviço ilimitados porque estes consomem recursos limitados (espectro) muito rapidamente. "Vamos continuar competitivos, mas toda promoção nossa tem o cuidado de garantir a perenidade da qualidade do serviço e por isso, às vezes, somos menos agressivos. Temos um cuidado grande para não fazer coisas que venham a estourar nossa rede e fazemos investimentos antecipadamente", explica.
Segundo Fernandes, a Claro projeta investir US$ 1,2 bilhão em 2011 para ampliar sua rede no Brasil. Serão 80,790 mil km de fibra óptica implantados, tanto para ampliação do backbone quanto do backhaul, para interligação das ERBs e substituição dos rádios nas redes de transmissão.

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A corrida do market share
O diretor de marketing ressalva, entretanto, que embora a TIM tenha encostado na Claro, com 25,28% contra 25,38% de market share, respectivamente, de acordo com dados de abril divulgados pela Anatel, a Claro ainda não perdeu o segundo lugar. "O fato é que não estamos perdendo clientes, estamos apenas crescendo a uma taxa menor", diz.
De dezembro a abril, a líder Vivo foi a operadora que mais perdeu market share, caiu 0,26 ponto percentual, para 29,45% de participação; e foi também a que menos cresceu em números absolutos no mesmo período, 3,84%, adicionando à sua base cerca de 2,315 milhões de clientes. Em segundo lugar no ranking de clientes, a Claro perdeu 0,06 ponto percentual, fechando abril com 25,38% de share; e cresceu sua base 4,48% no período, uma adição líquida de 2,312 milhões de usuários.
Ainda em terceiro lugar, a TIM viu sua base de assinantes crescer 5,29% entre dezembro e abril ao adicionar 2,701 milhões de clientes e, ao mesmo tempo, aumentou seu market share 0,14 ponto percentual, passando de 24,14% para 25,28% de participação. Já a Oi, em quarto lugar com 19,56% de market share, foi a que mais cresceu tanto em termos de participação quanto com relação à base: 0,21 ponto percentual a mais de share e 5,84% de aumento de base – embora sua adição líquida tenham sido a menor com 2,294 milhões de novos assinantes.
Reposicionamento
Fernandes afirma que a Claro não fará loucuras para permanecer em segundo lugar, mas ressalta que a preocupação da operadora é de longo prazo, com o objetivo de ser líder de mercado.
"Nos últimos oito meses trabalhamos para reposicionar a marca Claro, para ser a empresa que promoverá a migração da Internet fixa para móvel, a ser imediatamente relacionada quando se falar em smartphones, tablets e Internet no celular", conta o executivo.
Fernandes explica ainda que a Claro continuará com sua política de subsídio de aparelhos para os planos pós-pagos e, para a base pré-paga, incentivos como bônus no valor do aparelho para navegação na Internet mediante recargas mensais de crédito. "São essas políticas que na nossa visão democratizam o acesso a smartphones e tablets. Não queremos ser uma empresa de nicho, nosso target é abrangente e queremos atingir tanto a base pós quanto a pré-paga", conclui.
A Claro anunciou ainda o lançamento em julho, em regime de exclusividade, do tablet da Samsung Galaxy Tab de 8,9 polegadas; e os smartphones Samsung Galaxy SII e LG Optmus 2X, este último também com exclusividade. Os valores dos aparelhos não foram revelados.
A operadora anunciou ainda a criação de um canal exclusivo para atendimento especializado em smartphones dentro de seu atendimento ao cliente. São cerca de 300 atendentes que tiveram treinamento em parceria com os fornecedores para lidar, inicialmente, com sete modelos de smartphones da Nokia, LG e Samsung. iPhones e Blackberries ainda não fazem parte do atendimento especializado, mas o farão em breve.

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