Anatel aprova edital para formação do Comitê de Defesa dos Usuários

A Anatel aprovou em sua última reunião, realizada na quinta-feira, 12, a proposta de edital de convocação das entidades civis para a composição do Comitê de Defesa dos Usuários dos Serviços de Telecomunicações. Este novo comitê está previsto no regimento interno da agência reguladora e ajudará a Anatel na formulação de regulamentos e outras atividades internas que atinjam os consumidores de telecomunicações.
A data de publicação do edital não foi informada pela agência. Com o chamamento, as entidades civis interessadas em compor o comitê deverão apresentar nomes para as cinco vagas disponíveis para representação dos consumidores. As vagas são divididas por serviço prestado no ambiente das telecomunicações: telefonia fixa, telefonia móvel (incluindo trunking e outros serviços com mobilidade), TV por assinatura, Telefone de Uso Público (TUP) e outros serviços de telecomunicações.
Após a apresentação dos indicados, a Anatel organizará uma lista tríplice para deliberação do Conselho Diretor, que escolherá os titulares e suplentes para cada vaga. Os mandatos são de dois anos, não prorrogáveis e não há remuneração para participar do comitê. Além dos representantes da sociedade, o grupo contará com membros da própria Anatel, do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério das Comunicações, entre outros órgãos públicos. Cabe ressaltar que o Comitê de Defesa do Consumidor não se confunde com os conselhos de consumidores, os quais as operadoras de telecomunicações são obrigadas a manter segundo regras da Anatel.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!