Cemig retira 3,6 toneladas de cabos de telecom irregulares em postes

Equipes da Cemig removem cabos irregulares de telecom. Imagem: Divulgação/Cemig

Nos três primeiros meses de 2025, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) retirou mais de 3,6 toneladas de cabos de telecomunicações instalados de forma irregular nos postes da estatal pelo estado mineiro.

De acordo com o grupo, esses fios estavam fora da legalidade porque não tinham contratos de compartilhamento com as estruturas da Cemig

Gerente de eficiência energética e receitas da companhia, Amanda Mascarenhas afirmou que as equipes técnicas da companhia fizeram vistoria em de 12 mil postes no primeiro trimestre deste ano. Segundo ela, a Cemig retirou a fiação "de 19 empresas que atuavam de forma clandestina no sistema de distribuição da companhia".

Notícias relacionadas

Somente nos quatro meses iniciais de 2025, a entidade notificou 12,9 mil empresas de telecomunicações em MG, com o objetivo de informá-las sobre a necessidade de regularização dos cabos nos postes da concessionária. Esse número é 23% superior à soma de das notificações expedidas pela Cemig durante todo o ano passado – o que significa que a companhia intensificou a fiscalização.

Compartilhamento

O uso de postes por prestadoras de serviços de Internet, telefonia ou TV é regulado por resoluções da Aneel e Anatel, que exigem regularização e cumprimento de normas técnicas e comerciais. 

Segundo Mascarenhas, as teles devem cumprir os planos de ocupação e normas técnicas determinadas pela Cemig. "Nos casos em que as empresas não realizam a regularização, a companhia tem tomado medidas diretas para eliminar os riscos, incluindo a retirada dos cabeamentos irregulares de seus postes", contou a gerente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!