Brisanet vai ativar rede 5G em 115 cidades do Centro-Oeste em 2026

Fachada de loja da Brisanet. Foto: Divulgação

A Brisanet já definiu como pôr em prática o projeto de expansão do serviço de telefonia móvel para o Centro-Oeste. A operadora trabalha com a meta de ativar a rede 5G em 115 cidades da região em 2026, ano em que começam as obrigações definidas no edital de licitação da faixa de 3,5 GHz.

Em conferência com analistas nesta sexta-feira, 16, após a divulgação dos resultados do primeiro trimestre no dia anterior, o CEO da Brisanet, José Roberto Nogueira, destacou que a empresa está em fase de negociação com provedores que atuam no Centro-Oeste para o lançamento do serviço de telefonia móvel no ano que vem. A empresa, vale lembrar, atuará na região por meio de um modelo de parceria com prestadores de banda larga locais.

"Já fizemos um mapeamento e nos aproximamos [dos ISPs]. Estamos vendo a rede e as sinergias em cada área", disse o executivo. "Até o fim deste ano, a Brisanet vai concluir várias negociações e vamos implementar [o serviço] conforme as nossas metas", acrescentou.

Notícias relacionadas

Nogueira frisou que, "no ano de 2026, a meta é fazer 115 cidades". Inclusive, os primeiros municípios que vão receber o 5G da Brisanet no Centro-Oeste devem ser próximos uns dos outros. A intenção é implementar a rede "de forma aglomerada, não pulverizada, para ter um negócio sólido", indicou o CEO.

Infraestrutura

A entrada da operadora no mercado do Centro-Oeste deve ocorrer de forma comedida. De acordo como Nogueira, a empresa planeja instalar "uma ou duas torres" em cada uma das cidades e trabalha com a previsão de implantar, no máximo, 150 torres na região em 2026. São modelos de sociedade, ou seja, a Brisanet e os provedores parceiros formarão uma empresa com o propósito de oerar o 5G, mas também os serviços fixos.

O executivo não abriu os números do investimento que será feito em infraestrutura 5G no Centro-Oeste nesta primeira etapa, mas indicou que, em média, desembolsa R$ 500 mil quando implanta estações rádio base (ERB) de duas tecnologias (4G e 5G). "Não é um investimento tão expressivo para atender esse primeiro lote de 2026", pontuou.

Evento

José Roberto Nogueira participa, como palestrante, do próximo TELETIME Tec 5G, a ser realizado dia 3 de junho, em São Paulo. O evento discute a estratégia dos operadores entrantes (Brisanet, Unifique, iez! telecom e Consórcio 5G Amazônia), a realidade tecnolígica e os planos futuros dos grandes gupos nacionais, e ainda as tendências em redes WiFi, FWA e serviços corporativos. Mais informações sobre o evento estão disponíveis aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!