TIM reforça 4G com antenas 'camufladas' em São Paulo e Guarulhos

Região do Itaim Bibi em São Paulo. Foto: Wikicommons/Francisco Anzola/Rodrigo Tetsuo Argenton

A TIM reforçou o sinal da rede 4G em pontos de ônibus, estádios e ruas em determinadas regiões de São Paulo e Guarulhos. A operadora utilizou uma solução de antenas chamada Street Level Solution (SLS), direcionada a grandes concentrações de tráfego, mas com reduzido "impacto visual" – ou seja, os equipamentos ficam imperceptíveis no mobiliário urbano. 

De acordo com a operadora nesta segunda-feira, 16, o projeto permite "contornar as barreiras físicas que impedem a propagação do sinal de celular, oferecendo uma cobertura a nível do solo mais uniforme, com mais capacidade de rede, com uma estrutura simples e flexível para o ambiente urbano". Na capital paulista, a SLS foi colocada em pontos de ônibus nas avenidas Berrini e Roque Petroni Junior, em torno do estádio do Pacaembu e em ruas do Jardim Europa. Na cidade vizinha, o local escolhido foi o Calçadão de Guarulhos. A infraestrutura utilizada é da QMC, que tem focado sua atuação nesse tipo de cobertura.

O reforço do sinal utiliza uma rede de acesso de fibra óptica como backhaul, mas com os equipamentos de transmissão de radiofrequência camuflados em instalações em abrigos de ônibus, postes, semáforos etc. Por não causar poluição visual, a solução é considerada "adequada" pela TIM para locais tombados, como o estádio do Pacaembu. Segundo a operadora, as medições de velocidade nos locais com a SLS identificaram "aproximadamente 50%" de aumento nas taxas de download e upload no 4G

Notícias relacionadas

"Esta solução Street Level além de incrementar a qualidade do serviço prestado pela TIM aos seus clientes, é uma das várias ações em andamento como parte do nosso percurso para o 5G, que vai entregar muito mais velocidade de internet móvel" explicou em comunicado o diretor de Mobile Access & Backhaul Engineering da TIM Brasil, Homero Salum.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!