Autoridade francesa multa Facebook por violação da privacidade de usuários

A autoridade regulatória francesa Commission Nationale de l'Informatique et des Libertés (CNIL) impôs multa de 150 mil euros contra o Facebook por conta de "várias violações" à Lei de Proteção de Dados da França. A decisão veio após inspeções online e auditoria de documentos que constataram que a rede social estaria descumprindo a legislação do país com a coleta maciça de dados, incluindo navegação em sites de terceiros, e falta de transparência com usuários. A investigação é parte de uma iniciativa europeia entre autoridades de proteção de dados de cinco nações (França, Bélgica, Holanda, Espanha e Hamburgo/Alemanha) para investigar o site.

Segundo a CNIL, "o Facebook precedeu com compilação maciça de dados pessoais de usuários de Internet para exibir publicidade direcionada" sem possuir base legal e sem mecanismos de opt-out (descadastro) da prática uma vez criada uma conta no site. Além disso, acusa a rede social de coletar dados e atividades de navegação de usuários sem consentimento em sites de terceiros por meio do cookie "datr". Esse tipo de cookie, que a empresa alega ser utilizado para prevenir criação de contas falsas ou de spam e para proteger usuários de roubo de informações, foi um dos objetos de ação sobre quebra de privacidade contra o site em 2015 na Bélgica.

Notícias relacionadas

Segundo a Comissão, a coleta de dados fora do Facebook "não permite a eles (os usuários) um entendimento claro de que os dados são sistematicamente coletados assim que eles navegam em um site terceiro que inclua o plugin social". E, portanto, a coleta maciça de dados por meio do datr é "injusta por conta da falta de informação clara e precisa". 

O conselho da CNIL emitiu uma notificação formal em janeiro do ano passado (com uma prorrogação) exigindo que o Facebook (e a subsidiária na Irlanda) cumprissem com a legislação francesa. No entanto, a entidade considerou as respostas da companhia "insatisfatórias", o que a levou a apontar um relator para discutir sanções ao site de relacionamentos em um comitê restrito na Comissão. No último dia 23 de março deste ano, o comitê considerou as acusações e constatou que as empresas não são claras com usuários sobre os direitos dos dados no formulário de cadastro, coletam dados sensíveis sem consentimento explícito, não permitem que usuários protestem contra a prática; e não demonstram necessidade de reter endereços IP inteiros de usuários por toda a vida útil da conta na rede social.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!