Avanade aposta na integração com smartphones para o comércio móvel

O uso de smartphones do próprio consumidor para ampliar a experiência em lojas e shoppings não é algo tão novo, mas ainda é raramente implantado na prática. A Avanade pretende mudar isso apostando na integração proporcionada pelo sistema operacional Windows com a solução grab&go, que promete uma experiência personalizada de compra em lojas virtuais a partir de múltiplos dispositivos.

Notícias relacionadas
"Pelo aplicativo, o vendedor identifica o cliente e já vai com uma agenda pré-feita, com o perfil de compras da pessoa", explica o Chief Information Technology Officer (CTIO) da Avanade Brasil, Marcelo Serigo. "A questão é evitar usar a loja apenas como showroom, já que as pessoas buscam informação (do produto) pela Internet." Com o próprio smartphone, o vendedor pode agir de maneira proativa ao mostrar as informações técnicas de uma TV, por exemplo, e as avaliações que ela recebeu. A solução ainda pode emitir nota fiscal eletrônica ao consumidor.

"A ideia do grab&go é justamente para operadoras, porque tem a parte da venda de celular, de planos… Também é possível fazer a venda móvel", garante. O executivo cita também o caso da companhia aérea norte-americana Delta Airlines, que utilizou um app para Windows Phone para que os passageiros façam compras em pleno voo.

A plataforma também pode ser usada para o pós-venda. "Você pode usar o aplicativo em casa para entrar em contato com o call center, inclusive abrindo o vídeo. A tela do atendente é compartilhada com o usuário", declara Serigo. A ideia é direcionar o cliente ao canal mais barato – no caso, usando o smartphone ou tablet –, mas que também proporciona uma comunicação mais rica em informações tanto para o usuário quanto para o call center. "Ao entrar, o cliente já é identificado (pelo atendimento)", diz.

OTT

Outro tipo de aplicação da empresa é com exibição de vídeo over-the-top (OTT), como é o caso da parceria com a Telecom Italia. Trata-se de uma plataforma de transmissão de vídeo on-demand para o canal e que utiliza a solução da Avanade, também explorando a integração dos produtos da Microsoft. "Ele coloca o (console de videogame) Xbox com transmissão de vídeo e ajuda a cortar o custo do set-top box", explica Marcelo Serigo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!