Ringback tones voltam aos planos das operadoras

Com a promessa de se tornar uma febre no mercado brasileiro, os ringback tones estrearam há alguns anos, rendendo cerca de 70 mil assinantes à então Telemar (hoje, Oi), em menos de dois meses. Mas, repentinamente o serviço foi congelado. Faltava regulamentação. O ringback tone é a substituição do tom de chamada quando o usuário faz uma ligação. No seu lugar pode ouvir uma música, piada, pensamento etc., à escolha do assinante da linha. Agora, entretanto, as operadoras estão prontas para lançar o serviço para ser testado de maneira controlada, porém só na rede móvel.

Lançamentos

A TIM lança o serviço nos próximos dias só para o Estado de São Paulo. Os clientes poderão baixar true tones (som original da música), sons polifônicos ou monofônicos, wall papers, podcasts, screen saver, entre outras opções, via portal TIM Wap. A Oi, que diz ter colocado a plataforma no ar inicialmente com validação da Anatel, acabou suspendendo o serviço há alguns anos, mas também prepara o relançamento para o segundo semestre.

Notícias relacionadas
A Brasil Telecom está conversando com parceiros de conteúdo para criar um leque de opções para os usuários. Já tem quase todas as gravadoras como parceiras para ringtones, então não vê dificuldade de evoluir esses acordos para ringback tones. Usa a plataforma da Huawei e planeja o lançamento do serviço para o final de julho. Planeja também lançar full track (músicas inteiras), para o segundo semestre. A BrT faz acordos de revenue share para esses serviços, o que reduz o risco financeiro, diz uma fonte da operadora. Em outra etapa, o próprio usuário poderá gravar seu conteúdo para usar como ringback tone, mas ainda não há detalhes. Inclusive a questão de direitos autorais precisa ser discutida.
Procurada por este noticiário para comentar o assunto, a Anatel não dispunha de porta-voz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!