Caixa Econômica aposta em inclusão bancária pela TV

A Diretoria de Tecnologia da Caixa Econômica Federal realizou nesta quarta-feira, 16, em Brasília, um seminário com a participação de diversos membros representantes das diversas áreas do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital . De acordo com Clarice Copetti, vice-presidente de tecnologia da instituição, a TV digital será um dos grandes canais de relacionamento do banco em futuro muito próximo. Assim como a utilização das agências lotéricas como correspondentes bancários permitiu à CEF aumentar sua presença em todo o território nacional, a utilização dos recursos de interatividade da TV digital vai ser essencial para a Caixa aprimorar o atendimento aos usuários dos grandes fundos e sistemas administrados pela empresa: FGTS, PIS/PASEP e Bolsa Família, além dos milhões dos correntistas e poupadores. Participaram representantes das emissoras de televisão, da área acadêmica, da área de software, da indústria de receptores e do governo federal. Um grande número de funcionários da Caixa lotou o auditório durante as palestras.

Set-top box e a interatividade

A grande discussão referiu-se à possibilidade concreta de interatividade dos primeiros set top boxes que serão produzidos (e vendidos no Brasil) a partir de dezembro próximo. Com nenhuma ou quase nenhuma interatividade e ainda sem que esteja resolvida a questão da interatividade plena ou do canal de retorno (mesmo considerando a possibilidade de transmissão para os celulares) a TV digital não terá muita utilidade para a Caixa como elemento de inclusão bancária.
Um dos participantes chegou a propor a André Barbosa, assessor especial da Casa Civil, que o governo federal concedesse um canal digital para que a CEF fizesse radiodifusão aberta no país. A justificativa para o atraso na implantação até mesmo da interatividade local refere-se às especificações do middleware, ?que são muito recentes?, disse Barbosa. Um outro detalhe para que a TV digital funcione como elemento de inclusão bancária refere-se à certificação, que exigirá a inserção de um equipamento específico para isso junto ao set-top. É mais custo que deverá ser suportado pelo usuário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

I accept the Privacy Policy

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.