TJ-SP quer acesso a contrato do governo de SP com Claro, Oi, Vivo e TIM

Foto: Pixabay

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) decidiu na quarta-feira, 15, atender parcialmente a um pedido de ação popular que determina que o governo do estado de São Paulo apresente o contrato feito com as operadoras Claro, Oi, Vivo e TIM. O acordo da administração paulista para o sistema de monitoramento inteligente (SIMI-SP) tem como objetivo medir a adesão à quarentena no estado, além de envio de mensagens de alerta para regiões com maior incidência do coronavírus. 

A intimação foi proferida nesta quinta, 16 (o andamento do processo pode ser acompanhado aqui). O governo de São Paulo precisará apresentar em até dez dias úteis os temos acordados com as operadoras. O valor da ação popular é de R$ 250 mil.

Na decisão, a juíza Renata Barros Baião diz que o compartilhamento de dados de usuários poderia levar à violação de direitos constitucionais, ainda que vise a preservação da saúde da população. "Além disso, é corolário dos princípios administrativos constitucionais a publicidade dos atos administrativos cuja observância, até o momento, não se verifica, inviabilizando a análise do exato alcance do sistema instituído", declara a juíza. 

Notícias relacionadas

Falta de transparência

A magistrada entende que apenas analisando os termos da parceria entre o governo de São Paulo e as operadoras é que será possível verificar se há violações à privacidade. A juíza afirma que não há informações sobre prazo da parceria, destinação de dados após o encerramento e utilização de sistema, nem a extensão do monitoramento: área, base de dados, periodicidade, tempo entre coleta de dados e disponibilização à administração pública, identificação de quem acessará as informações, parâmetros para a anonimização de dados, políticas de segurança etc. 

Também diz que, essencialmente, falta transparência por parte da administração do governador João Dória na parceria com as teles. A magistrada quer saber os critérios utilizados para identificar a localização dos usuários, a granularidade dos dados tratados e outras particularidades. Por isso, considera ser "inviável avaliar, neste momento, a proporcionalidade entre os direitos constitucionais confrontados" sem saber dessas informações dos contratos. 

Ao responder à ação pública, Renata Baião coloca que "a adoção de sistema de monitoramento telefônico com a finalidade de fiscalização da localização geográfica dos cidadãos pode vir a colocar em risco diversos outros direitos fundamentais garantidos pela Constituição Federal, como o direito à privacidade, ao sigilo de comunicações e de dados, à livre manifestação de pensamento, ao direito de ir e vir dos cidadãos, notadamente diante da ausência de divulgação dos termos acordados pela Administração, quanto à extensão da vigilância, dos meios de manuseio e garantia da segurança dos dados coletados, entre outras situações ainda não esclarecidas". A juíza cita ainda que o pedido da ação se apoia na Lei de Acesso à Informação (nº 12.527/2019), que assegura que o direito à informação dos órgãos e entes considerada pertinentes.

Vale lembrar que a medida do governo paulista (assim como no caso do projeto do MCTIC que foi suspenso, mas que havia recebido respaldo jurídico da AGU) utiliza dados anonimizados e obtidos por meio de triangulação de sinais de celular – ou seja, não utiliza o GPS e nem vincula a informações pessoais, tampouco de conteúdo. A base de dados é uma nuvem pública, um "data lake", para ser usada por especialistas e cientistas na formação do mapa de calor ao medir a quantidade de pessoas conectadas a cada antena, bem como acompanhar o fluxo dessa concentração ao longo do dia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!