Publicidade
Início COVID-19 Globenet vê consumo de dados dobrar durante isolamento social

Globenet vê consumo de dados dobrar durante isolamento social

Foto: Pixabay

Em comunicado emitido nesta quinta-feira, 16, a operadora de cabos submarinos Globenet revelou que o consumo de dados na rede da empresa dobrou durante o período de isolamento social motivado pela pandemia do novo coronavírus (covid-19). Mais do que a prática do trabalho remoto, uma alta no consumo de serviços de streaming e conteúdo de jogos seriam as principais razões.

Segundo a operadora, durante o mês de março, o uso de videogames conectados aumentou em 60%, enquanto a demanda por streaming de vídeo teria 120%. O tráfego em redes sociais também teria registrado grande avanço. “Nesse contexto, operadoras e ISPs têm demandado aumento de capacidade de transmissão e portas de interconexão com PTTs [pontos de troca de tráfego] e CDNs [redes de distribuição de conteúdo] para atender à crescente demanda por dados”, afirmou a empresa.

Parte do Fundo de Infraestrutura II do BTG Pactual, a Globenet opera um sistema submarino de mais de 26 mil km que serve o Brasil, Bermudas, Colômbia, Estados Unidos, Argentina e Venezuela. A operadora também está finalizando a construção de um novo cabo interligando o Brasil e a Argentina.

Notícias relacionadas

Unifique

Provedora de Internet com forte atuação em Santa Catarina, a Unifique também reportou um crescimento no consumo de banda larga fixa entre seus clientes durante a pandemia: segundo a empresa, a alta até o momento é de 40%.

Segundo o ISP, se antes o pico de consumo residencial ocorria às 19h e às 23h, agora a taxa de consumo permanece alta durante todo o dia. “Apesar de a nossa rede estar 100%, o usuário percebe, lá na casa dele, lentidão algumas vezes. Não depende só da nossa infraestrutura”, afirmou o diretor de mercado da operadora, Jair Francisco.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile