Globenet vê consumo de dados dobrar durante isolamento social

Foto: Pixabay

Em comunicado emitido nesta quinta-feira, 16, a operadora de cabos submarinos Globenet revelou que o consumo de dados na rede da empresa dobrou durante o período de isolamento social motivado pela pandemia do novo coronavírus (covid-19). Mais do que a prática do trabalho remoto, uma alta no consumo de serviços de streaming e conteúdo de jogos seriam as principais razões.

Segundo a operadora, durante o mês de março, o uso de videogames conectados aumentou em 60%, enquanto a demanda por streaming de vídeo teria 120%. O tráfego em redes sociais também teria registrado grande avanço. "Nesse contexto, operadoras e ISPs têm demandado aumento de capacidade de transmissão e portas de interconexão com PTTs [pontos de troca de tráfego] e CDNs [redes de distribuição de conteúdo] para atender à crescente demanda por dados", afirmou a empresa.

Parte do Fundo de Infraestrutura II do BTG Pactual, a Globenet opera um sistema submarino de mais de 26 mil km que serve o Brasil, Bermudas, Colômbia, Estados Unidos, Argentina e Venezuela. A operadora também está finalizando a construção de um novo cabo interligando o Brasil e a Argentina.

Notícias relacionadas

Unifique

Provedora de Internet com forte atuação em Santa Catarina, a Unifique também reportou um crescimento no consumo de banda larga fixa entre seus clientes durante a pandemia: segundo a empresa, a alta até o momento é de 40%.

Segundo o ISP, se antes o pico de consumo residencial ocorria às 19h e às 23h, agora a taxa de consumo permanece alta durante todo o dia. "Apesar de a nossa rede estar 100%, o usuário percebe, lá na casa dele, lentidão algumas vezes. Não depende só da nossa infraestrutura", afirmou o diretor de mercado da operadora, Jair Francisco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!