A Claro adquiriu a iMusica, empresa especializada em soluções de música digital, especialmente para dispositivos móveis. O negócio foi comunicado em fato relevante pela Ideiasnet, que era a controladora da iMusica. O valor da transação não foi revelado, mas envolve a compra de 100% do capital social da empresa. A conclusão ainda está sujeita à aprovação pelo Cade.
A iMusica é a provedora e gestora da plataforma de música digital da América Móvil em toda a América Latina. Além disso, licencia conteúdo musical para download e streaming para diversos players over the top (OTT) e outras teles móveis, provê soluções de music branding e serviço de clearing de direitos autorais. Em 2012, faturou R$ 40 milhões, dos quais 45% foram provenientes do serviço de ringback tone, ou "som de chamada", como revelou em entrevista à MOBILE TIME um ano atrás seu CEO, Paulo Lima. Leia a entrevista publicada em abril de 2013 para conhecer mais sobre a iMusica.
Análise
Esta não é a primeira aquisição do grupo América Móvil no setor de serviços de valor adicionado. A empresa de Carlos Slim parece particularmente interessada em ter uma presença cada vez mais forte nessa área, que é estratégica e complementar ao seu negócio de telefonia móvel. Os outros dois casos recentes foram a aquisição de uma participação no Shazam, aplicativo de reconhecimento de música, e uma parceria internacional com o Mobli, rede social móvel de vídeo que concorre com o Instagram.
A América Móvil vende dezenas de milhões de smartphones por ano na América Latina e conhece os hábitos de uso de telefone celular de sua base de assinantes, com os quais pode se comunicar diretamente por meio de canais diversos, como o SMS. A possibilidade de embarcar apps nos aparelhos vendidos e de comunicar novidades para os usuários pode alavancar o uso de aplicativos e serviços escolhidos pela empresa.