LTE será complementar à banda larga fixa, prevê Claro

A banda larga móvel sobre redes de quarta geração (4G) no padrão LTE vai complementar os serviços de banda larga fixa no Brasil, prevê o diretor de serviços de valor adicionado e roaming da Claro, Alexandre Olivari. "O Brasil tem carência de cobertura de Internet fixa. No 3G, o próprio usuário começou a adotar a tecnologia como complemento da Internet fixa. Acreditamos que com LTE será assim também", disse o executivo. E citou o exemplo da Alemanha, onde, apesar da alta penetração de banda larga fixa, houve substituição de conexões ADSL por LTE.

Notícias relacionadas
Sobre a decisão estratégica de ser a primeira operadora brasileira a lançar uma rede 4G operacional, Olivari disse: "É a mesma postura que trazemos desde o 3G. Não queremos ficar defasados em relação ao resto do mundo. E o Brasil tem demanda por esse tipo de serviço." O executivo lembrou ainda a vantagem de a migração para o 4G liberar espaço na rede HSPA para os novos usuários 3G, que estão comprando seu primeiro smartphone agora.

O diretor da Claro participou nesta terça-feira, 16, do LTE Latin America 2013, no Rio de Janeiro.

 

Em Brasília, durante o lançamento oficial da rede 4G em Brasília e nas demais cidades que sediarão a Copa das Confederações, o presidente da operadora, Carlos Zenteno, reconheceu que essa substituição da banda larga fixa pela móvel e a forte demanda por modems foi uma das razões que fizeram com que as redes 3G, quando lançadas, rapidamente se degradassem e parassem de entregar a qualidade prometida. Ele explica que para o 4G a Claro está tomando cuidados adicionais para garantir a performance mesmo com bases maiores de usuários na rede. "agora temos espectro disponível e as ERBs estão conectadas com fibra, o que vai assegurar a capacidade", disse.

Tela Viva Móvel

Olivari participará no dia 16 de maio, em São Paulo, do painel "As novas apostas das teles em SVAs", que acontecerá durante o seminário Tela Viva Móvel, no centro de convenções Frei Caneca. Participarão do mesmo painel diretores da Vivo, da Oi e da Nextel. Para maiores informações, acesse www.telavivamovel.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!