FCC convida radiodifusores a participarem do leilão de espectro

Dirigindo-se a uma plateia de radiodifusores no primeiro dia do NABshow, que acontece esta semana em Las Vegas, Julius Genachowski, chairman da FCC, voltou a chamar as emissoras para participarem do leilão de frequências, cedendo espaço no espectro para a banda larga móvel. O tom de convite, desta vez, foi mais amigável, uma vez que radiodifusores e a agência reguladora americana, após várias disputas públicas e no Congresso, acertaram algumas arestas para leilão.

Notícias relacionadas
Genachowski apontou o leilão voluntário com uma boa notícia para os broadcasters, que terão uma "oportunidade sem precedentes" de melhorar suas condições financeiras. Os radiodifusores, lembrou o chairman da FCC, podem participar de três formas do leilão: com toda a frequência do canal (6 MHz); através da divisão do espectro (cedendo parte da fatia no espectro); e migrando do UHF para o VHF. Além disso, destacou, as emissoras que aderirem à divisão de um canal, ainda manterão seus direitos de must-carry nas operações de cabo. Outro ponto importante citado por ele é a criação de um fundo de US$ 1,75 bilhão para financiar o custo de migração para outras frequências por parte dos radiodifusores participantes do leilão voluntário.

Para Genachowski o leilão é apenas uma parte do esforço necessário para liberar espaço no espectro de frequências dos Estados Unidos. "Eu venho dizendo desde o início: não existe bala de prata para resolver a escassez de espectro. Nós precisamos de novas tecnologias para usar o espectro de forma mais eficiente. Nós precisamos cultivar e expandir o uso de espectro não-licenciado, como wifi".

Segundo Genachowski, a resposta dos radiodifusores tem sido positiva, com diversas manifestações de interesse em participar do leilão. "Claro que não temos a expectativa de que todos os broadcasters participem (do leilão). Para muitos, os leilões podem ser uma oportunidade tentadora, para muitos outros, não", completou.

O chairman da FCC garantiu no evento para aqueles que não participarão que a agência está "comprometida com a continuidade de um broadcast forte e saudável".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

I accept the Privacy Policy

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.