Estado do Rio de Janeiro expandirá uso do SMS na comunicação com cidadãos

O governo estadual do Rio de Janeiro quer, ainda este ano, expandir o uso do SMS como forma de comunicação com os cidadãos. Confirmação de agendamento de consultas em hospitais estaduais e acompanhamento de processos como abertura de firma, solicitação de aposentadoria e contestação de multa de trânsito são apenas algumas das informações que poderão ser passadas via mensagem de texto para os cidadãos fluminenses já em 2009. Quem afirma é Paulo Cesar Coelho, presidente do Proderj, órgão do governo estadual que está à frente do projeto.
A ideia é inspirada na bem sucedida experiência que o Rio de Janeiro realizou na área de educação este ano. Na pré-matrícula, que é toda feita via internet, os pais dos alunos tinham a possibilidade de informar seu número de celular. Dos 225 mil que realizaram a pré-matrícula de seus filhos, 70% forneceram o o número telefone móvel. Para eles, houve um envio de confirmação da pré-matrícula por SMS. Por segurança, a confirmação também foi enviada por email e por carta. Mensagens de texto foram utilizadas também para a comunicação da data e do local da matrícula, assim como para alertar sobre documentação pendente do aluno. "Foram enviadas cerca de 500 mil mensagens de texto", relata Coelho. O serviço foi prestado ao governo pela Oi, que cuidou da contratação de um integrador.
Para os novos serviços via SMS o governo estadual ainda estuda como será o modelo de negócios. "Em alguns casos acho que é do interesse do cidadão pagar pelo serviço, como no acompanhamento de um processo de abertura de firma", comenta Coelho.

Notícias relacionadas
O executivo não soube informar quanto o governo pagou por SMS no projeto de alertas sobre a matrícula escolar, pois isso fico dentro do orçamento da secretaria de educação. Mas disse que com a ampliação dos serviços e o aumento do tráfego, com certeza haverá uma negociação por um preço unitário mais baixo que a média do mercado. Coelho lembra do exemplo do governo paulista, que conseguiu fixar um preço de R$ 0,09 por mensagem.
O executivo este presente nesta quinta-feira, 16, no evento "Cidades Digitais", realizado no Rio de Janeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!