Cidade de Deus será a próxima comunidade digital no Rio

Famosa nas telas de cinema, a comunidade da Cidade de Deus, localizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro, vai ser a próxima a receber cobertura WiFi com acesso gratuito bancado pelo governo fluminense. Orçado em aproximadamente R$ 900 mil, o projeto consistirá na instalação de 40 pontos de acesso que cobrirão a maior parte da favela. A infraestrutura já começou a ser montada e a rede deve entrar em funcionamento em meados de maio. A comunicação entre os pontos de acesso e a rede de fibra óptica da Rede Rio, que garante a conexão à nuvem internet, será feita através de rádios ponto a ponto da Motorola, usando a faixa não licenciada de 5,8 GHz. As informações são do professor Marco Grivet, do centro de estudos de telecomunicações da PUC-RJ e coordenador do projeto. Grivet participou nesta quinta-feira, 9, do seminário "Cidades Digitais", no Rio de Janeiro.
A Cidade de Deus será a segunda comunidade carioca agraciada com uma rede WiFi pública montada pelo atual governo estadual. A primeira foi a Santa Marta, no bairro de Botafogo, na Zona Sul do Rio, onde foram instalados 16 pontos de acesso WiFi no começo do mês passado. Segundo Grivet, em dias de pico são registrados 1 mil acessos de dispositivos diferentes à rede. A Santa Marta tem 10 mil habitantes e 4 mil residências. Estima-se que haja 1,6 mil computadores instalados na comunidade. A rede da Santa Marta custou R$ 500 mil para ser montada.
Rocinha

Notícias relacionadas
Depois da Cidade de Deus, o governo do Rio planeja construir uma rede WiFi pública na Rocinha. Entretanto, não há um prazo definido para isso. Vale lembrar que na Santa Marta e na Cidade de Deus os traficantes de drogas foram expulsos pela Polícia antes da instalação das antenas e permanecem até hoje afastados das duas comunidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!