Provedores regionais temem desabastecimento de equipamentos

O contínuo impacto da pandemia de covid-19 sobre a cadeia global de fornecimento está causando apreensão em provedores regionais de telecom, que temem o desabastecimento de equipamentos no País, começando por produtos de menor valor agregado.

Tal percepção foi compartilhada nesta terça-feira, 16, durante evento virtual que reuniu uma série de players do segmento. Para o CEO da Um Telecom, Rui Gomes, o aumento de até 1.000% no custo do frete de produtos trazidos da China tem tornado inviável a importação de muitos componentes durante o cenário pandêmico.

"Nos produtos de baixo valor agregado, nós ficamos sem condições. Em equipamentos de valor alto como switches, roteadores ou DWDM, nós até conseguimos absorver o frete, mas em fibra ótica, caixas de emenda ou conectores, fica bem significativo [o custo do frete]", sinalizou o executivo, no evento promovido pela revista RTI.

Notícias relacionadas

Na ocasião, Gomes ainda apontou que, no caso específico dos cabos de fibra ótica, a indústria local não está sendo capaz de suprir a alta na demanda, visto que o próprio segmento está sendo afetado pela escassez de matérias-primas.

Alerta

CEO da Aloo Telecom, Felipe Cansanção relatou que a empresa recebeu recentes alertas de fornecedores de equipamentos como roteadores, switches e DWDM. O informe era para que pedidos dos próximos 6 a 12 meses fossem adiantados.

"Lá fora, as grandes operadoras já estão iniciando a corrida 5G e colocando bastante pedidos para os fornecedores", afirmou o profissional, temendo o desabastecimento para empresas brasileiras como parte do impacto. Outro grande ponto de preocupação citado pelos provedores regionais foi a variação cambial, que encareceu investimentos em dólar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!