PPPs miram consórcios para competir no 5G, mas também atender grandes

Foto: Christoph Scholz

A possível formação de consórcios entre as provedoras regionais (PPPs) para atuação no 5G mira não apenas a disputa dos lotes regionais no leilão do meio do ano, mas também parcerias para atendimento de necessidades das grandes operadoras no novo cenário.

"Temos a possibilidade de ser protagonistas [no 5G] e a de ser apoio para as grandes operadoras", resumiu nesta terça-feira, 16, o CEO da Tely, Leonardo Lins. Segundo ele, acordos com as PPPs serão o caminho mais "inteligente" para teles cumprirem futuras obrigações do leilão 5G, sobretudo em áreas mais isoladas onde as empresas regionais já têm presença.

A capilaridade no interior (sobretudo no Nordeste) também foi destacada pelo CEO da Wirelink, Adriano Marques. "Estudos estimam que o Brasil vai precisar de mais 100 mil torres para o 5G. Podemos nos inserir e prestar serviços para as grandes", afirmou o executivo, durante evento promovido pela revista RTI.

Notícias relacionadas

Caminho próprio

Mesmo considerando a prestação de serviços para as teles, Marques reporta que já está buscando parceiros "do mesmo porte ou até menores" para traçar uma estratégia 5G própria.

"Vamos ter que juntar forças. E não adianta entrarmos só com 'metade': vamos precisar de 3G e 4G. Acredito que algumas operadoras que têm MVNOs poderão fazer essa parte da voz. Só não podemos ficar de fora do 5G", afirmou o CEO.

Pela Tely, Lins observou que as obrigações fixadas pela Anatel para o leilão são incompatíveis com o porte unitário das PPPs, o que também incentiva consórcios. Outro ponto levantado foi o caráter regional dos lotes, em vez de um recorte mais granular (como por municípios) defendido por algumas regionais.

No entanto, a avaliação geral é que o formato de edital 5G escolhido pela Anatel deve favorecer o segmento. "Precisamos pensar de forma coletiva e podemos nos tornar o quarto bloco [do mercado], no lugar da Oi", completou Marques, da Wirelink.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!