Nokia planeja redução de custos e demissão de até 10 mil em dois anos

Foto: Arno Mikkor (EU2017EE)

Após concluir uma reorganização interna de negócios, a Nokia anunciou nesta terça-feira, 16, um plano para redução de 600 milhões de euros nos custos da fornecedora. Entre os pontos previstos estão a demissão de 5 mil a 10 mil funcionários dentro de dois anos.

Hoje, a companhia soma 90 mil colaboradores; segundo comunicado, a meta é atingir entre 80 mil e 85 mil colaboradores em 18 a 24 meses. "O número exato [de desligamentos] dependerá da evolução dos mercados nos próximos dois anos", afirmou a Nokia.

A intenção da empresa é cortar os 600 milhões de euros em gastos (cerca de R$ 3,9 bilhões, na cotação atual) até o fim de 2023. "Essas economias compensarão o aumento dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D), capacidades futuras e custos relacionados à inflação de salários", sinalizou a fornecedora.

Notícias relacionadas

A reestruturação total e encargos associados devem custar entre 600 milhões e 700 milhões de euros à finlandesa. Cerca de 50% deste volume deve ser registrado ainda em 2021, passando para 15% em 2022 e aproximadamente 35% em 2023. Ainda assim, as metas para este ano não foram alteradas.

Divisões

"A Nokia agora tem quatro grupos de negócios totalmente responsáveis. Cada um deles identificou um caminho claro para o crescimento sustentável e lucrativo e estão redefinindo suas bases de custos para investir no futuro", afirmou o presidente e CEO da Nokia, Pekka Lundmark, em referência à reorganização concluída na semana passada.

"Cada grupo de negócios terá como objetivo a liderança em tecnologia. Nas áreas em que escolhermos competir, jogaremos para vencer", completou o executivo. Principal divisão da empresa, a área móvel deve incrementar investimentos em P&D para 5G e atravessar um processo de digitalização.

A Nokia também avalia que a nova área de cloud e serviços de rede precisará se alinhar às mudanças anunciadas. Já as divisões de infraestrutura de rede e a Nokia Technologies devem ser menos afetadas, segundo comunicado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!