MCom apresenta a parlamentares projeto de conectividade rural com recursos do Fust

O Ministério das Comunicações (MCom) apresentou à Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) nesta terça-feira, 16, um projeto para ampliar a conectividade rural no País. Está prevista a cobertura de uma área de 275 mil km² que será desenvolvido em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O projeto, que está estimado em R$ 726 milhões, deve ser financiado com recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust). Além da conexão de áreas rurais, os projetos elaborados pelo MCom preveem a conexão de escolas públicas com verba do fundo.

Considerando um raio médio de cobertura de 8,5 km por cada estação radiobase (ERB), seriam necessários 1.210 equipamentos desse tipo para estender o sinal de 4G a todo esse território de 275 mil km2, já consideradas as diferenças topográficas, diz o ministério.

Durante o encontro com parlamentares da Frente, o ministro Fabio Faria mencionou um estudo da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com o MAPA, no qual foi realizado um mapeamento das lacunas de acesso à banda larga em zonas rurais, identificando aquelas que deveriam ser priorizadas com essa tecnologia.

Notícias relacionadas

Faria também enumerou outros pontos que serão benéficos ao agronegócio e estão entre as obrigações do leilão de 5G. As medidas, estabelecidas pelo MCom para a elaboração do texto do certame, beneficiam desde o pequeno agricultor familiar a grandes produtores. Entre elas está a obrigação de levar sinal 4G ou superior as localidades com mais de 600 habitantes, a conexão de 48 mil km de rodovias federais e investimento em fibra ótica no programa Norte Conectado.

Fust para a banda larga

Desde que a flexibilização do Fust foi aprovada pelo Congresso Nacional, no fim do ano passado, o MCom prepara um plano para garantir a liberação e a aplicação desses recursos em conectividade. Em fevereiro, o ministro Fábio Faria se reuniu com a presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO), deputada Flávia Arruda, para defender a liberação dos recursos do fundo.

A Anatel já iniciou a reavaliação da regulamentação de operacionalização dos recursos do Fundo na Agenda Regulatória 2021-2022. Com isso, os recursos do Fundo, que apenas em 2020 arrecadou mais de R$ 900 milhões, poderão ser investidos na promoção da banda larga no País.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!