IX.br bate 16 Tbps em março e passa a ser líder mundial em pico de tráfego

O maior ponto de troca de tráfego (PTT) do Brasil, o IX.br, registrou no último dia 7 de março a marca histórica de 16 Tbps de pico. Segundo a entidade, uma iniciativa do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), trata-se de um crescimento de 60% em relação ao mês de março de 2020, pouco antes de a pandemia do coronavírus ter começado a demandar o isolamento social no País. Nesta terça-feira, 16, esse pico já chegava a 16,7 Tbps.

De acordo com o diretor de projetos especiais e de desenvolvimento do NIC.br, Milton Kashiwakura, o crescimento anual no tráfego agregado de 33 localidades nas quais o IX.br está presente foi superior aos registrados nos maiores PTTs da Europa, "passando a ser o líder mundial em pico de tráfego e número de redes conectadas". Somente no PTT de São Paulo, o aumento foi de 50%, chegando a 12 Tbps no dia 9 de março deste ano. 

Fonte: IX.br
Notícias relacionadas

O avanço ocorreu porque, no decorrer do ano, houve aumento na procura de troca de tráfego com o IX.br, com 924 novas conexões. Além disso, foram 527 novos participantes, dos quais 377 foram em São Paulo. Além disso, novos provedores de conteúdo e aumento de usuários dos provedores regionais teriam contribuído. 

Com a pandemia, também existiu um aumento na demanda por dados, que motivou essas novas conexões. "Houve um acréscimo em março do ano passado, no início da pandemia na ordem de 15%, juntamente com uma mudança no perfil do tráfego diário, que ficou mais semelhante ao dos domingos. A partir de junho de 2020, o perfil de tráfego retornou ao padrão normal, sendo que o aumento no tráfego continuou muito consistente", avalia o gerente de infraestrutura do IX.br, Júlio Sirota, em comunicado. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!