Publicidade
Início Teletime Senador quer usar VU-M na expansão da banda larga

Senador quer usar VU-M na expansão da banda larga

Desde que a telefonia móvel deslanchou no Brasil, uma máxima se consolidou entre os consumidores: ligar de telefone fixo para celular significa conta alta na certa. Quase um mantra entre os clientes, a filosofia de que se deve evitar a realização de chamadas entre redes fixas e móveis foi, inclusive, disseminada pela própria Anatel no auge da explosão de procura pelos celulares. O motivo desse impacto desequilibrado no bolso do consumidor é a política de tarifação das redes móveis, consolidada no Valor de Uso Móvel (VU-M).
Nesta quarta-feira, 16, o presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) do Senado Federal resolveu dar uma sugestão que, na sua visão, poderia solucionar dois problemas ao mesmo tempo: reduzir a VU-M e usar o fluxo economizado na expansão da banda larga. "Por que não usar isso para ajudar o PNBL?", questionou o senador Eduardo Braga, fazendo referência ao Plano Nacional de Banda Larga (PNBL). O que talvez o parlamentar não saiba é que esta ideia já está sendo discutida, mesmo que de forma embrionária, dentro da Anatel.
O projeto em construção consiste em promover uma redução profunda na VU-M mas ainda assim manter o teto para o Valor de Comunicação (VC). A VC é a tarifa cobrada pelas concessionárias de telefonia fixa para completar chamadas destinadas aos telefones móveis. Ou seja, o senso comum de que as ligações entre fixos e móveis custam caro vem da cobrança da VC. Na prática, nada mudaria para os consumidores, mas sim para as empresas de telefonia fixa.

Notícias relacionadas
O ganho gerado para as concessionárias de telefonia fixa com a redução drástica da VU-M seria, então, revertida para custear a expansão da oferta de banda larga pelas teles fixas. A ideia teria surgido dentro da Superintendência de Serviços Públicos (SPB) da Anatel, histórica combatente do custo fixado para a VU-M por ter contato direto com as concessionárias de telefonia fixa.
Faíscas na Anatel
Obviamente, a mera menção de um projeto de "repasse" de parte da VU-M para custear ações das concessionárias caiu como uma bomba na Superintendência de Serviços Privados (SPV), área técnica responsável pela telefonia móvel e defensora da manutenção do valor atual da tarifa de rede. A crise interna piorou quando a Oi, uma notória defensora da redução de gastos de interconexão das concessionárias, apresentou formalmente a proposta rascunhada pela SPB.
O grupo Oi – que possui a maior concessionária fixa e a menor operadora móvel do mercado brasileiro – incluiu um pedido de "aumento de margem da VC" em sua proposta de oferta de atacado e varejo dentro das negociações do novo Plano Geral de Metas de Universalização (PGMU III). A solicitação é citada vagamente nos pareceres técnicos produzidos pela SPB e pela Superintendência de Universalização (SUN) sobre o resultado da negociação.
Mesmo sendo apenas uma remota citação que não ocupa mais de um parágrafo, a inclusão do pedido no relatório teria azedado a relação com a área de serviços privados. Comenta-se que este foi um dos motivos da SPV não ter assinados os pareceres, mesmo existindo uma vasta discussão sobre a oferta de banda larga (área de atuação da SPV) nos documentos.
Caso ganhe força, a proposta de redução da VU-M tem alto impacto para as operadoras de telefonia móvel, especialmente a TIM, que não possui operadora fixa local em seu grupo econômico. Em audiência pública realizada pela Anatel no ano passado, os representantes da TIM chegaram a afirmar que as receitas de interconexão representam 33% do faturamento das móveis. Assim, uma queda drástica na VU-M afetaria profundamente o modelo de negócio das móveis.
A Anatel tem na mesa uma proposta formal de redução da VU-M de 10%, com transferência da queda também para a VC. O índice proposto não agrada nem as fixas (que queriam uma queda maior) nem as móveis (que não querem queda alguma).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile