Cerca de 178 milhões de pessoas da América Latina ainda não têm acesso aos serviços de telefonia móvel, apesar da projeção apontar que a região atingirá penetração de 100% em telefonia móvel no fim deste trimestre, segundo dados da Informa Telecoms & Media. Nas áreas mais urbanizadas, diz o estudo, a penetração alcança até 120%.
A consultoria revela que 27% dos 568 milhões de usuários de telefonia móvel da América Latina, incluindo a banda larga móvel, são classificados como assinantes múltiplos, ou seja, possuem mais de um SIMCard. O Brasil é o maior mercado de serviços móveis da região com penetração de 105%, ou seja, 206 milhões de assinantes, e o sexto maior mercado do mundo.
O Inform Telecoms & Media aponta, porém, que cerca de 56 milhões de brasileiros ainda não têm acesso aos serviços móveis. São Paulo e Rio de Janeiro foram pontuadas pela consultoria como as cidades com maior penetração de telefonia móvel do país, onde o nível atinge 123% e 116%, respectivamente. Em contraste, no Maranhão a penetração é inferior a 60% e em algumas regiões do Amazonas, menor que 23%.
Mobilidade