Telefónica de España propõe consolidação com a Móviles

A Telefónica de España divulgou nesta quinta-feira, 16, fato relevante para o mercado espanhol e brasijleiro propondo a fusão com a Telefónica Móviles, onde já detém 92,46% do capital social. A empresa propõe a troca de quatro ações da Telefônica S/A por cinco ações da Telefónica Móviles e a ampliação do capital social em 261.320.118 ações.
O movimento de consolidação não surpreendeu o mercado, já que a Telefónica, segundo analistas, está percorrendo o mesmo caminho das operadoras France Telecom, Deutsch Telekom e Telecom Italia que uniram suas operações fixas e móveis. A idéia é promover sinergias entre as divisões, além de aumentar a liquidez da empresa que se valoriza com a consolidação.
A integração de operações também vem ocorrendo no Brasil e pode se aprofundar. Neste mês a Telefônica anunciou a fusão com a Telefônica Empresas que oferece serviço de dados. Os próximos passos dessa operação pode incluir, no futuro a incorporação da Vivo, onde detém 50%. ?Com a proposta de mudança de controle da Portugal Telecom, é muito provável que os novos donos não queiram ter presença no Brasil e se desfaçam da operação de telefonia móvel, facilitando o movimento de consolidação fixo-móvel da operadora também no País?, opina o analista da Bearn Stearns, Alexandre Constantini.

Notícias relacionadas
A receita da Telefónica de España foi de 37 bilhões de euros em 2005 e a Telefónica Móviles registrou uma receita de 16,5 bilhão de euros. A Telefónica de España encerrou o pregão desta quarta-feira registrando uma queda no valor das ações de 0,9%, enquanto a Telefónica Móviles teve uma valorização de 1,91%, refletindo otimismo com a incorporação.
Segundo analistas espanhóis, a Telefónica teria que enfrentar em algum momento a fusão de seus negócios fixos e móveis para lançar ofertas conjuntas de redes, além da integração da operadora britânica móvel 02, aquirida no ano passado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!