A Yavox deu início em janeiro aos primeiros projetos para trazer tráfego internacional de mensagens para o Brasil e já conta com uma média de 10 mil SMSs por dia. De acordo com o presidente da empresa, Andreas Blazoudakis, o tráfego, que vem dos Estados Unidos, ainda é pequeno e corresponde aos sistemas de alertas de monitoramento de rede e data centers das empresas EDS e Cisco. Ele explica que esses projetos são os primeiros frutos de um acordo fechado com a empresa iTechTool, que interconecta operadoras na América do Norte no modelo que a Yavox utiliza aqui no Brasil. Blazoudakis conta que a Yavox também fechou parceria com as empresas mBlox, para toda a Europa, e Tomen, para o Japão. ?Renovamos todos os acordos de interconexão em 2004 e agora nossa rede está conectada a 1,3 mil operadoras internacionais?, diz.
E esses acordos foram essenciais para que a Yavox conseguisse, há seis meses, o contrato de um edital da Petrobrás para 3 milhões de SMSs por ano para 15 países da América do Norte, Europa e Ásia. ?Estamos fazendo testes para 15 países e acredito que o serviço entre em operação ainda no primeiro semestre deste ano?, detalha Blazoudakis.
Segundo o presidente da Yavox, a empresa deve encerrar este ano com 300 milhões de transações, entre SMSs corporativos e interatividade com a mídia de comunicação. ?Do total, apenas 10% devem vir da troca internacional de transações. Por se tratar do primeiro ano de operação; é muito difícil fazer projeções que não sejam conservadoras?, analisa Blazoudakis. Os outros 90% virão do tráfego nacional, com do crescimento natural do mercado de celulares e com o lançamento de vários projetos interativos de televisão e rádio.
Interatividade
Em 2004, dos 100 milhões de transações que a Yavox registrou, 70% vieram da interatividade da mídia de massa televisiva com programas como Big Brother Brasil, Fama, Casa dos Artistas e Futebol Interativo e geraram quase R$ 30 milhões para as operadoras móveis (média de R$ 0,42 com impostos por SMS). Para Blazoudakis, o sucesso das empresas no exterior não está apenas no grande volume de transações, mas também nas tarifas ?premium? para conteúdos de valor agregado que chegam a ? 1 na Europa e na Inglaterra custam até ₤ 1,5. O que falta aqui no Brasil, na opinião do executivo, é criar conteúdos multimídia de grande valor para o usuário e cobrar até R$ 3,40 por transação, valor já homologado na Anatel. ?Uma das possibilidades para esse conteúdo multimídia é votar em um participante de um reality show e receber de volta no celular uma foto?, exemplifica.