Yavox chega a 100 milhões de transações e busca tráfego externo

A Yavox deu início em janeiro aos primeiros projetos para trazer tráfego internacional de mensagens para o Brasil e já conta com uma média de 10 mil SMSs por dia. De acordo com o presidente da empresa, Andreas Blazoudakis, o tráfego, que vem dos Estados Unidos, ainda é pequeno e corresponde aos sistemas de alertas de monitoramento de rede e data centers das empresas EDS e Cisco. Ele explica que esses projetos são os primeiros frutos de um acordo fechado com a empresa iTechTool, que interconecta operadoras na América do Norte no modelo que a Yavox utiliza aqui no Brasil. Blazoudakis conta que a Yavox também fechou parceria com as empresas mBlox, para toda a Europa, e Tomen, para o Japão. ?Renovamos todos os acordos de interconexão em 2004 e agora nossa rede está conectada a 1,3 mil operadoras internacionais?, diz.
E esses acordos foram essenciais para que a Yavox conseguisse, há seis meses, o contrato de um edital da Petrobrás para 3 milhões de SMSs por ano para 15 países da América do Norte, Europa e Ásia. ?Estamos fazendo testes para 15 países e acredito que o serviço entre em operação ainda no primeiro semestre deste ano?, detalha Blazoudakis.
Segundo o presidente da Yavox, a empresa deve encerrar este ano com 300 milhões de transações, entre SMSs corporativos e interatividade com a mídia de comunicação. ?Do total, apenas 10% devem vir da troca internacional de transações. Por se tratar do primeiro ano de operação; é muito difícil fazer projeções que não sejam conservadoras?, analisa Blazoudakis. Os outros 90% virão do tráfego nacional, com do crescimento natural do mercado de celulares e com o lançamento de vários projetos interativos de televisão e rádio.

Notícias relacionadas

Interatividade

Em 2004, dos 100 milhões de transações que a Yavox registrou, 70% vieram da interatividade da mídia de massa televisiva com programas como Big Brother Brasil, Fama, Casa dos Artistas e Futebol Interativo e geraram quase R$ 30 milhões para as operadoras móveis (média de R$ 0,42 com impostos por SMS). Para Blazoudakis, o sucesso das empresas no exterior não está apenas no grande volume de transações, mas também nas tarifas ?premium? para conteúdos de valor agregado que chegam a ? 1 na Europa e na Inglaterra custam até ₤ 1,5. O que falta aqui no Brasil, na opinião do executivo, é criar conteúdos multimídia de grande valor para o usuário e cobrar até R$ 3,40 por transação, valor já homologado na Anatel. ?Uma das possibilidades para esse conteúdo multimídia é votar em um participante de um reality show e receber de volta no celular uma foto?, exemplifica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!