Publicidade
Início Newsletter Hispasat e Gogo assinam acordo para conectividade em aeronaves com Amazonas Nexus

Hispasat e Gogo assinam acordo para conectividade em aeronaves com Amazonas Nexus

A operadora satelital espanhola Hispasat, controladora da Hispamar, e a provedora de conectividade de bordo Gogo assinaram nesta quinta-feira, 16, acordo para utilizar capacidade do futuro satélite de alto throughput (HTS) Amazonas Nexus para fornecer banda larga em aviões. Com o contrato, a Gogo aluga capacidade em banda Ku para utilizar em seus serviços para usuários nas Américas e na região do Oceano Atlântico. A empresa afirma ter trabalhado próxima à Hispasat para otimizar o design do satélite. 

O Amazonas Nexus está sendo construído pela Thales Alenia e tem lançamento previsto para o segundo semestre de 2022. Ele ficará posicionado na órbita 61º Oeste e substituirá o atual Amazonas 2, lançado em 2009. A operadora satelital dedicou uma carga específica para conectividade embarcada em aeronaves, mas também oferecerá capacidade para verticais como operadoras móveis (provendo backhaul), comunicações corporativas e mobilidade. O artefato conta com um processador digital transparente (DTP), que permite flexibilizar o atendimento e fornecimento de capacidade. 

O Amazonas Nexus será baseado na plataforma Spacebus NEO da Thales Alenia, contando com propulsão totalmente elétrica, o que deixa o satélite mais leve e, consequentemente, reduz o preço do lançamento. A vida útil estimada é de 15 anos, com energia de 20 kW e massa de 4,5 toneladas no lançamento. Será o terceiro satélite da Hispasat fornecido pela fabricante, após o 1C e 1D.

Notícias relacionadas

Em comunicado, o presidente e CEO da Gogo, Oakleigh Thorne, destacou que o contrato vai “significativamente aumentar” a capacidade em banda Ku da empresa nas regiões das Américas e Atlântico, citando o serviço 2Ku oferecido pela companhia. Por sua vez, o CEO da Hispasat, Miguel Ángel Panduro destacou que o mercado de serviços de banda larga em aeronaves é um “segmento crescente para a capacidade satelital e é um dos elementos fundamentais para o futuro crescimento da Hispasat”. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile