Publicidade
Início Newsletter Anatel definirá caso AT&T/Time Warner na sua primeira reunião

Anatel definirá caso AT&T/Time Warner na sua primeira reunião

Foto: Pixabay

O conselheiro Moisés Moreira deve trazer para a primeira reunião ordinária da agência, no dia 6 de fevereiro, o seu voto sobre o caso da AT&T. A operadora norte-americana aguarda um posicionamento da Anatel sobre eventuais infrações à Lei do SeAC (que rege o mercado de TV por assinatura) por conta da compra da Time Warner (WarnerMedia), no final de 2016.

A legislação brasileira limita a propriedade cruzada entre empresas de telecomunicações e empresas de conteúdo. A AT&T, controladora da Sky, é uma empresa de telecomunicações, e a WarnerMedia controla os canais Turner (TNT, CNN, Cartoon etc) e HBO no Brasil. As áreas técnicas e jurídicas da Anatel já se posicionaram contra a possibilidade de controle cruzado, mas no conselho diretor da agência há dois votos favoráveis à operação, dos conselheiros Vicente Aquino e Aníbal Diniz (que já deixou o conselho, mas o voto ficou consignado). A depender da decisão da Anatel a AT&T poderá ser obrigada a sair do controle da Sky ou encerrar a sua atuação como programadora no Brasil.

Se votar como os demais conselheiros, Moreira pode formar maioria em favor da AT&T. Se votar contra, ainda será preciso saber como será o voto dos conselheiros Emmanoel Campelo e do presidente da agência, Leonardo Euler. Recentemente, Euler disse que gostaria de ver este caso ser resolvido em conjunto com a questão da oferta de canais lineares diretamente ao consumidor (no caso Claro vs. Fox), ao mesmo tempo em que reiterou que a legislação atual é anacrônica e sinalizou que a agência precisaria encontrar uma alternativa caso não haja uma mudança legal. Também a Ancine está analisando o caso e indicou que pode avaliar o caso AT&T à luz da legislação de liberdade econômica, além da legislação setorial específica.

Notícias relacionadas

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile