Serviços de telecomunicações crescem em novembro, mas ainda têm queda em 12 meses

O setor de serviços de Informação e Comunicação tiveram um incremento de 0,8% em novembro do ano passado, na comparação com outubro. O resultado foi influenciado pelos serviços de telecomunicações, que no período avançaram 0,9%. Os dados constam na pesquisa mensal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quarta-feira, 16. A pesquisa aponta que, apesar do bom desempenho na comparação com o mês de outubro, os serviços de telecomunicações tiveram retração de 2,6% no acumulado do ano e retração de 2,3% nos últimos 12 meses.

No confronto com novembro de 2017, a alta dos serviços de Informação e Comunicação foi de 1,2%. No acumulado do ano, no entanto, o desempenho é negativo em 0,7%. Os serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) tiveram retração de 0,4% na comparação com outubro, mas cresceram 3,3% no confronto com novembro de 2017. No acumulado do ano, tiveram queda de 0,1%, mas avançaram 0,1% nos últimos 12 meses.

Os serviços de Tecnologia da Informação (TI) recuaram 1,4% em novembro na comparação com outubro, mas avançaram 9,4% no confronto com o mesmo período de 2017. No acumulado do ano, o incremento é de 5,5% e nos últimos 12 meses, o avanço foi de 5%. Os serviços audiovisuais tiveram um alta de 6,4% em novembro, comparando-se com outubro. Porém, apresentaram queda de 10% na comparação com o mesmo período de 2017. No acumulado do ano, a retração é de 4,6%, enquanto que nos últimos 12 meses o recuo ficou em 4%.

Notícias relacionadas

No geral, em novembro o setor de serviços no país não teve variação. Em relação a novembro de 2017, o volume de serviços teve crescimento de 0,9%. O acumulado do ano apresentou recuo de 0,1%. Por sua vez, no acumulado dos últimos 12 meses, a variação também foi nula.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!