Quarta geração de telefonia móvel deve começar a falar este ano, prevê Ericsson

Por enquanto, as primeiras redes de quarta geração (4G) no padrão LTE (Long Term Evolution) em operação comercial no mundo estão transmitindo voz através de uma solução conhecida como CSFB (Circuit Switched Fallback). Na prática, ela consiste no uso das redes de terceira e segunda gerações para a realização das chamadas, através de circuitos comutados. Trata-se de uma solução temporária enquanto não é adotado o chamado VoLTE (Voice Over LTE), que nada mais é do que a transmissão de voz como pacotes de dados, com protocolo IP, sobre a rede 4G propriamente dita. O uso do VoLTE encontra-se em fase de testes em várias operadoras ao redor do mundo e deve entrar em operação comercial no segundo semestre deste ano, prevê a diretora de soluções de banda larga móvel da Ericsson, Luciana Pailo. É nesse período que chegarão ao mercado os primeiros smartphones habilitados para uso de VoLTE.

Notícias relacionadas
Para as operadoras, no que diz respeito ao custo de infraestrutura, o VoLTE é mais caro que o CSFB, porque demanda a adoção de uma plataforma de IMS (IP Multimedia Subsystem) para gerenciamento do serviço. A vantagem está na otimização da rede e na facilidade de gestão dos produtos.

Segundo Luciana Pailo, a tendência é que a maioria das operadoras que migrarem para 4G comecem usando CSFB e, mais tarde, com a ampliação da cobertura, adotem o VoLTE. No Brasil, a executiva da Ericsson acredita que as operadoras levem cerca de 12 meses para migrar para o VoLTE depois de lançarem as primeiras redes 4G.

Existem hoje 248 operadoras comprometidas com LTE em 87 países, sendo 35 delas já em operação comercial em 21 países. Na maioria, a rede de 4G é usada por enquanto apenas para banda larga móvel, através de modems. A Ericsson tem atualmente 38 contratos para fornecimento de redes LTE em 20 países.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!