Publicidade
Início Teletime Minicom inicia processo para reaver frequências de emissoras inadimplentes

Minicom inicia processo para reaver frequências de emissoras inadimplentes

O Ministério das Comunicações enviou à Advocacia Geral da União (AGU) uma dezena de processos de emissoras de radio e TV que não pagaram pelas suas licenças. O objetivo é reaver a licença concedida a essas empresas. Segundo o ministro Paulo Bernardo, como as outorgas foram concedidas em ato do Poder Legilastivo, só é possível cassá-las através de decisão judicial. De acordo com Bernardo, existe uma centena de empresas de radiodifusão que estão na mesma situação, que também serão objeto de ações judiciais da AGU.

Notícias relacionadas
A presidenta Dilma Rousseff assinou nesta segunda, 16, decreto que torna as regras de licitação de outorgas  de radiodifusão mais rígidas. "Vai dificultar muito que tenha laranjas e aventureiros de forma geral", disse o ministro. Entre as novas regras, as licitantes deverão apresentar laudos de consultorias independentes que atestem sua capacidade técnica e financeira para executar o projeto. O decreto estabelece incentivos para que as licitantes invistam em produção independente e jornalismo, o que adequa a Constituição Nacional de Estímulo ao conteúdo nacional. Essas regras não existiam no decreto que trata de radiodifusão, que é de 1963, segundo Bernardo.

A posse de emissoras de radio e TV por políticos não foi tratada no decreto porque esse é um assunto que precisaria sofrer ajustes na legislação. O ministro disse que é contra a permissão para que políticos sejam donos de rádios e TVs e que essa vedação estará no marco legal da mídia que está sendo discutido pelo governo. Perguntado sobre o momento ideal para que o assunto fosse encaminhado ao Congresso Nacional, o ministro respondeu que o momento ideal é o mais rápido possível, mas ponderou que essa decisão não depende dele.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile