Telemar teme desequilíbrio financeiro com novos modelos

A Telemar questionou duramente a Anatel em relação às novas propostas da agência para o modelo de acesso discado à Internet. Os questionamentos foram feitos durante a audiência pública sobre o tema realizada pela agência em Brasília nesta quinta, 15. A Telemar considera que as propostas da Anatel podem causar desequilíbrio financeiro para a empresa e que isso teria que ser repassado para o consumidor que não usa a Internet. Surpreendente, esta posição se aproxima muito dos argumentos utilizados por teles e provedores que contestam o fato de a Telemar sustentar o iG com um modelo de remuneração por tráfego gerado.
A Telemar argumentou para a Anatel que a cobrança por tarifa fixa (flat fee), ou por um número de acesso específico (tipo 0700), representam modelos provavelmente subsidiados, em que a tele precisaria bancar o custo do acesso. A tele argumentou à Anatel que quem pagará a conta será o usuário que não acessa a Internet, pois a operadora não poderá reduzir a assinatura básica uma vez que terá custos adicionais para sustentar as novas formas de acesso.
Algumas teles, provedores de acesso e a Abranet (associação de provedores) contestam a viabilidade do acesso gratuito justamente nesse ponto. Dizem que ao dar acesso gratuito e remunerar o provedor pelo tráfego, as teles (por exemplo a Telemar, com o iG) estariam sangrando o seu caixa e o maior prejudicado seria aquele usuário do serviço telefônico que não usa a Internet.

Notícias relacionadas
A Telemar também questiona, acerca das propostas da Anatel para acesso discado, o fato de que novos investimentos terão que ser feitos para oferecer as alternativas colocadas no regulamento em consulta pública. Segundo a empresa, esses investimentos e essas obrigações não estavam previstas nos contratos de concessão, e diz ainda temer que a criação de um outro perfil de tráfego à Internet que seria propiciado por esses modelos de acesso propostos poderia comprometer a qualidade do serviço como um todo.
Edmundo Matarazzo, superintendente de universalização da Anatel, respondeu dizendo que a maior parte das preocupações da Telemar dizem respeito a um modelo de remuneração pela interconexão necessária às novas formas de acesso à Internet propostas e que esse tema é alvo de regulamentação específica, que ainda está sendo desenhada pela Anatel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!