Sabatina de Carlos Baigorri e Artur Coimbra no Senado pode ficar para ano que vem

Ainda pairam incertezas sobre a data de realização das sabatinas de Carlos Baigorri e Arthur Coimbra para os cargos de presidente e conselheiro, respectivamente, da Anatel. Se o atual cenário se manter, a sabatina na Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado dos dois indicados do governo para a agência pode ficar para o ano que vem.

A mensagem do governo ao Congresso indicando os dois servidores públicos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta quarta-feira, 15, e hoje mesmo já chegou à secretária da Comissão, presidida pelo senador Dario Berger (MDB-SC).

Na tentativa de garantir a realização da sabatina ainda esta semana, Baigorri e Coimbra passaram a tarde desta quarta no plenário do Senado conversando com senadores e com o próprio Dario Berger. Segundo apuração feita pelo TELETIME, Berger teria ficado chateado "pela forma açodada" de como o processo dessas indicações está se dando, já que a mensagem chegou apenas agora na Comissão, às vésperas do recesso parlamentar.

Notícias relacionadas

Interlocutores que conversaram sobre o assunto com o presidente da Comissão avaliam que é preciso mais tempo, até mesmo para garantir a aprovação dos nomes não somente na comissão, mas também no plenário da casa. A esses interlocutores, Dário Berger disse que realizar a sabatina ainda esta semana pode ser arriscado, pois ela pode ser esvaziada, ocasionando um baixo quórum tanto para a presença de senadores quanto para votação.

As articulações para garantir a sabatina ainda para esta semana sofre com a crise ocasionada pela saída do líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), depois da derrota em plenário que sofreu na terça-feira, 14, ao concorrer para a vaga do Tribunal de Contas da União destinada para a casa legislativa. Hoje, o governo segue sem líder e, segundo alguns líderes ouvidos, continuará assim até o final do ano.

Um senador afirmou ao TELETIME que até concorda com as ponderações feitas pode Berger. "Não é só agendar a sabatina. É preciso ainda escolher relator, colocar para todos os senadores, e não somente para os da comissão, o relatório de aprovação, e aí realizar a sabatina. Do jeito que as coisas estão indo, podemos abrir precedentes de fazer uma sabatina sem um debate qualificado, e ainda corremos o risco de ter os nomes aprovados na comissão e não em plenário. Eu entendo as ponderações do Dario", disse o parlamentar.

Até o fechamento desta matéria, ainda não havia sido decidida a data da sabatina para esta semana. Se seguir nesse cenário, os planos do governo de sabatinar os dois dirigentes indicados para a Anatel ainda este ano podem sair diferente do esperado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!