Telefónica, Ericsson, Huawei e Nokia propõem uso do 6 GHz para 5G

Espectro, frequência, faixa. Foto: Pixabay

Um grupo formado por operadoras, entre elas a Telefónica (dona da Vivo no Brasil), fornecedores e entidades setoriais lançou nesta terça-feira, 15, um manifesto no qual pedem aos países pela consideração de dedicar parte ou toda a faixa de 6 GHz para o serviço de celular (IMT, na sigla em inglês). O argumento é que a tecnologia 5G já apresentou avanços na mitigação de interferências na convivência com enlaces de micro-ondas e serviços fixos de satélite; e as características da frequência seriam similares e complementares à faixa de 3,5 GHz, já amplamente adotada para a quinta geração.

A ideia das empresas é que, pelo menos a porção superior, na faixa de 6.425-7.125 MHz, os países reservem para o 5G. Esse assunto já será abordado na Conferência Mundial de Radiocomunicação de 2023 (WRC-23) para a Região 2 do planeta, que abrange o mercado europeu. Para as associações, que realizaram evento para justificar a proposta nesta terça-feira, esse caminho seria o melhor também para outros países, incluindo na América Latina.

A diretora de relações regulatórias da Telefónica Latam, Ana Valero, destaca que o problema na região está na infraestrutura fixa. Como a penetração da banda larga fixa é abaixo de 10% no mercado latino-americano, e onde funciona haveria uma baixa qualidade, o gargalo não estaria na falta de espectro no WiFi. "Isso significa que há grande oportunidade para serviços 5G aumentarem a penetração de banda larga na região, utilizando FWA", argumenta.

Notícias relacionadas

"Um dos desafios na região é termos uma grande concentração da população nas grandes cidades. Precisamos ter boas redes com boa capacidade para garantir o aumento de tráfego nessas áreas, e bandas médias serão importantes para implantação eficiente da rede e disponibilizar serviços com baixo custo para clientes", diz Valero. Normalmente, a divisão do grupo espanhol para a América Latina não fala pela Vivo, mas segundo apurou o TELETIME, o posicionamento é global do grupo e, portanto, valido também para a Brasil. 

Banda C

Outro argumento é que a faixa de 6 GHz teria características similares às da faixa de 3,5 GHz, incluindo no tratamento para mitigar possíveis interferências com serviços satelitais. Isso significaria também a possibilidade de se aproveitar estudos feitos em qualquer região, segundo a representante dos fornecedores. "Claro que o 6 GHz é mais alto, o que significa que a propagação é pior, mas isso pode ser compensado por tecnologia de 5G NR, então achamos que podem ter coberturas similares", afirma a diretora de relações de governo e indústria da Ericsson, Erika Tejedor, falando em nome dos principais fornecedores, incluindo Huawei, Nokia e ZTE. "Achamos que seria um complemento muito bom no futuro, já que o 3,5 GHz não seria suficiente em longo prazo."

"Novos fatos mostram que a WRC-23 deveria reavaliar a coexistência do IMT com FSS no 6 GHz", aponta a diretora de comunicações móveis da Akos da Slovênia, Meta Avsek Taskov. "Achamos que a coordenação é possível, e devemos explicar a necessidade de haver novos estudos. O 5G já tem tecnologia de arquitetura diferente", argumenta. Para ela, em cinco ou sete anos a coordenação em grandes centros será "fácil", enquanto nas áreas rurais já seria raro a existência de enlaces fixos usando a frequência.

Outros países

O assunto está sendo discutido em consultas públicas na Colômbia, Peru, México e no Brasil. A Anatel decidiu colocar em consulta a proposta de dedicar 1.200 MHz para operação não licenciada na faixa de 6 GHz, mas já chegou a considerar até a WRC do ano passado a inclusão da faixa para o IMT para estudos. No Chile, contudo, o órgão regulador já tomou a decisão de também alocar essa capacidade para uso não licenciado (como WiFi 6E), seguindo os Estados Unidos.

Embora o estudo da aplicação da faixa de 6 GHz para IMT não esteja previsto para a Região 1 na WRC-23, a ideia é que países possam "solicitar" a reconsideração. "Nossa recomendação é que parte superior da banda de 6 GHz traz uma grande oportunidade para garantir a harmonização do espectro. Vemos isso globalmente, mesmo que para parte da Região 1 – a WRC-23 pode ter países adicionais incluindo nomes", destaca Erika Tejedor, da Ericsson. 

China

A vice-diretora da divisão de planejamento de frequência do departamento de regulação de rádio no Ministério da Indústria e TI da China, Zeng Fansheng, explicou o caso do mercado chinês. Ela afirma que cerca de 700 mil estações radiobase 5G já foram implantadas, com "quase 95%" tendo já sido atualizadas para mitigar eventuais interferências com o FSS. Ela diz que 180 milhões de aparelhos já utilizam a rede de quinta geração no país asiático. 

"O 6 GHz é um candidato para frequências de 5G porque tem boa propagação, tem capacidade e cobertura com essa banda e podemos ter mitigação na maior parte dos cenários", declara Fansheng. Ela lembra que os serviços satelitais utilizam a faixa apenas para uplink, e que isso também facilitaria na resolução do problema. "Somos a favor de incluir a banda para IMT na WRC-23, baseado em compatibilidade com serviços relacionados", diz. 

A China está conduzindo pesquisas para revisar a tabela de alocação de frequências identificando toda a porção de 5.925-7.125 MHz para o IMT. A previsão é que testes de tecnologias, funções, radiofrequência, desempenho, interfaces e Internet das Coisas sejam conduzidos em 2021.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!