Publicidade
Início Newsletter Furukawa teme prática de dumping com fibra no Brasil

Furukawa teme prática de dumping com fibra no Brasil

Embora tenha percebido aumento no desempenho das operações brasileiras neste ano, a Furukawa está preocupada com o que afirma ser uma sobreoferta de fibra no mercado. De acordo com o presidente da unidade da América Latina e vice-presidente corporativo sênior do grupo Furukawa Electric, Foad Shaikhzadeh, as empresas chinesas estariam recorrendo à prática de “dumping” em outros países, inclusive no Brasil. E por isso, a área de cabos teria crescido menos neste ano – a empresa registrou um aumento de 5%.

“Cabo não cresceu pelas limitações dos produtos chineses. Eles vieram com preço de dumping, e estão claramente vendendo 40% abaixo do custo de produção”, acusa. Segundo Shaikhzadeh, o governo chinês teria demandado uma produção maior de fibra em preparação para a chegada do 5G, mas a adoção da tecnologia ainda não teria sido no ritmo esperado. “Como o governo chinês tem capacidade sobrando, estão mandando para frente.”

Na visão do executivo, o 5G “consumiu mais oportunidades de vendas do que gerou” para a Furukawa, e isso por conta desse impacto da China. A avaliação dele é que as empresas dedicaram 60% da produção de fibra para a infraestrutura da tecnologia de quinta geração. “E isso não aconteceu lá com a velocidade prevista”, declara. “Por isso a China começou a exportar e desestabilizar a fibra no mundo inteiro.”

Notícias relacionadas

Segundo cita Shaikhzadeh, há um processo antidumping contra o país asiático em andamento na Europa, mas que ainda não impediu o comércio na região. Essa investigação está sendo conduzida pela Comissão Europeia, e foi iniciada no dia 24 de setembro após reclamações de fabricantes europeus, que incluem empresas como Prysmian Group, além da norte-americana Corning. Essa fibra estaria sendo vendida ainda para a América Latina e também para sudeste asiático.

No final do ano passado, Shaikhzadeh também acusou a China, mas por conta de alta demanda. Segundo o executivo, o consumo do mercado chinês poderia acabar resultado em uma escassez de fibra em 2020, “se não tiver nenhuma crise econômica mundial”. Naturalmente, a declaração foi feita antes da pandemia do coronavírus.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile