Publicidade
Início Newsletter Depois de dez anos, STF decide que Telebras pode implementar o PNBL

Depois de dez anos, STF decide que Telebras pode implementar o PNBL

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) julgou por unanimidade improcedente a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 215, que questionava a autorização legal dada pelo Poder Executivo à Telebras para a implementação direta do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL). A ação foi protocolada pelo partido Democratas (DEM) em 2010, ou seja, há 10 anos.

O partido pedia que o STF declarasse não recepcionado pela Constituição Federal o inciso VII do artigo 3º da Lei 5.792/1972, que permite à Telebras executar “outras atividades afins, que lhe forem atribuídas pelo Ministério das Comunicações”, sob alegação de ofensa aos princípios da legalidade e da separação dos Poderes. A autorização para a execução direta do PNBL foi dada pelo Ministério à estatal em 2010, por meio do Decreto 7.175/2010.

O Democratas também argumentou que a Emenda Constitucional 8/1995 “aboliu a exigência de que a exploração de serviços telefônicos, telegráficos, de transmissão de dados e demais serviços públicos de telecomunicações se desse diretamente pela União, ou mediante concessão a empresas sob controle acionário estatal”.

Notícias relacionadas

A relatora da matéria, ministra Cármen Lúcia, em seu voto – que foi acompanhado por todos os ministros -, lembrou que a Telebras funcionou como holding controladora do sistema de telecomunicações brasileiro (Sistema Telebrás) até a privatização de suas subsidiárias, em 1998. No entanto, foi mantida com o papel de implementar políticas públicas de telecomunicações, especialmente de inclusão digital, pelo PNBL em localidades sem infraestrutura e oferta de serviços de internet. Ela também ressaltou que, em parceria com outros órgãos, a Telebras opera o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SCDC), com o qual o governo implanta o Gesac e promove o projeto Wi-Fi na Praça.

LGT não exclui a Telebras

Em seu voto, a ministra Cármem Lucia aponta que na Lei Geral das Telecomunicações (Lei 9.472/1997), não há norma que exclua as atribuições da Telebras, embora disponha sobre a possibilidade de sua privatização ou reestruturação, processo que inclusive, está em curso pelo governo federal.

“A lei prevê, como dever Poder Público, o estímulo à expansão do uso de redes e serviços de telecomunicações pelos serviços de interesse público, em benefício da população, garantindo ao usuário o acesso aos serviços com qualidade, em todo o território nacional”, disse a ministra. Ela entende que esse quadro está em harmonia com os serviços públicos prestados pela Telebras, nos termos da Lei 5.792/1972, que autorizou sua criação.

A permissão dada pelo Ministério das Comunicações para que a Telebras execute atividades afins não altera a natureza jurídica da estatal e muito menos confere ao Poder Executivo atribuição livre para, por decreto, desviá-la de suas finalidades estatutárias, disse a relatora.

Cármem Lucia explicou que o dispositivo questionado não delegou ao chefe do Executivo ou a qualquer órgão estatal competência para editar leis sobre a Telebras, deixando apenas expressa a possibilidade de regulamentação das suas atividades. Por esse motivo, o dispositivo foi recepcionado pela Constituição Federal, não sendo alcançado pelo artigo 25 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT), que prevê a revogação de “todos os dispositivos legais que atribuam ou deleguem a órgão do Poder Executivo competência assinalada pela Constituição ao Congresso Nacional”.

ADPF fora de contexto

O plenário do STF entendeu ainda que os pedidos do DEM relativos à declaração de inconstitucionalidade dos artigos 4º e 5º do Decreto 7.175/2010, que instituiu o Programa Nacional de Banda Larga, foram prejudicados, pois a norma foi expressamente revogada pelo Decreto 9.612/2018.

A ministra Cármen Lúcia observou que, embora as disposições tenham sido reproduzidas no artigo 12 do novo decreto, o fundamento é outro e se insere em novo contexto de políticas públicas de telecomunicações. (Com informações do STF)

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile