Algar Telecom também está testando tecnologia OpenRAN

Depois de TIM e Vivo, a Algar Telecom também iniciou testes no Brasil com a tecnologia de redes de acesso abertas e com múltiplos fornecedores (OpenRAN). A operadora mineira está experimentando o padrão em parceria com as empresas IBM, Flex e FIT.

O trio é o responsável pelo recém-anunciado Centro de Soluções de Telecomunicações para 5G, inaugurado em Sorocaba (SP) e que serviu como palco da prova de conceito realizada pela Algar. O projeto OpenRAN também integra o Next, o programa de transformação tecnológica promovido pela operadora.

Segundo comunicado, outras fases dos testes com o novo padrão já estão previstas. "O amadurecimento do modelo de OpenRAN poderá contribuir para acelerar a cobertura de 4G no País e será ainda mais relevante com a chegada do 5G", afirmou o VP de operações, tecnologia e evolução digital da Algar Telecom, Luis Lima.

Notícias relacionadas

Redução de gastos

Segundo Lima, diante da necessidade de adensamento das redes de acesso, o OpenRAN deverá possibilitar uma redução de custos de capex e opex e uma "maior independência no mercado de acesso, permitindo a entrada de novos parceiros além dos grandes players". Por utilizar hardware e software padronizados, abertos e neutros, o padrão promete uma desagregação das arquiteturas de rádio, atualmente 100% proprietárias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!