Ericsson completa testes com LTE-Advanced em 3,5 GHz e 2,6 GHz

A Ericsson anunciou nesta segunda-feira, 15, ter completado teste com LTE-Advanced utilizando a faixa de 3,5 GHz (entre 3,4 GHz e 3,6 GHz) com agregação de portadora FDD. O teste foi realizado entre outubro e novembro na rede da operadora francesa Orange em Bordeaux, utilizando equipamentos pré-comerciais da fornecedora sueca. A companhia acredita que isso comprova a viabilidade de uso dessa frequência mais alta para cobertura macro.

Notícias relacionadas
A primeira fase do teste aconteceu em Paris, nos laboratórios da operadora, e conseguiu velocidade de 300 Mbps utilizando a faixa de 3,5 GHz em agregação com a banda de 2,6 GHz. Para o trial em Bordeux, novas antenas suportando a frequência mais alta foram instaladas no centro da cidade francesa. As velocidades alcançadas foram de 150 Mbps a uma distância de 700 m quando usando apenas a banda de 3,5 GHz, e de 300 Mbps quando agregada à faixa de 2,6 GHz.

Não é a única parceria da Ericsson com operadoras em testes de uso de espectro. Na semana passada, a empresa anunciou a realização de testes com a Entel, do Chile, utilizando a faixa de 700 MHz no padrão Ásia/Pacífico (ATP). Foram habilitadas dez redes locais da operadora na cidade de Rancagua, a 85 km de Santiago. Vale lembrar que o 700 MHz ATP é o mesmo padrão que será implantado no Brasil a partir de 2016.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!