Como efeito da forte demanda por tablets esperada para o quarto trimestre de 2011, a IDC elevou ligeiramente sua projeção de venda destes dispositivos para este ano e sua nova estimativa indica que o volume alcançará 63,3 milhões de unidades, ante previsão inicial de comercialização de 62,5 milhões de aparelhos.
De acordo com dados da empresa, as vendas globais de tablets totalizaram 18,1 milhões de unidades no terceiro trimestre deste ano. O número representa um crescimento de 264,5%, ou seja, mais que o triplo superior em relação ao volume comercializado no mesmo período de 2010. No entanto, o número de tablets comercializados no terceiro trimestre respondeu por uma queda de 5,8% na comparação com os 19,2 milhões de aparelhos vendidos no segundo trimestre deste ano.
Na disputa pelo mercado, somente a Apple vendeu 11,1 milhões de iPads, fechando o período de julho a setembro com participação de 61,5% – inferior aos 63,3% do segundo trimestre. A Samsung ocupou o segundo posto e atingiu participação de 5,6%, enquanto que a HP ficou em terceiro, com representatividade de 5%.