Conselho diretor da Anatel aprova consulta pública do SeAC

O conselho diretor da Anatel aprovou nesta quinta-feira, 15, a proposta do regulamento do SeAC que será submetido a uma consulta pública por 45 dias. A conselheira Emília Ribeiro, que havia pedido vistas da matéria, apresentou uma série de sugestões à proposta, mas boa parte delas foi rejeitada pelos demais conselheiros, embora uma sugestão importante tenha sido aceita.

A conselheira propôs que fossem mantidas explicitamente as normas técnicas dos atuais regulamentos, proposta que difere da apresentada pelo conselheiro relator Marcelo Bechara, que era a substituição completa dos regulamentos atuais do serviço pelo novo do SeaC. A medida, na visão da conselheira, garante regras mais claras para o período de transição sobre aspectos que não estão previstos em lei.

Notícias relacionadas
A conselheira também propôs que o serviço de DISTV fosse incluído no escopo de abrangência do novo regulamento, o que não foi aceito pelo conselho diretor. O colegiado, entretanto, aceitou a sugestão de que os serviços que passarão a ser regulados pela nova regra fossem listados nominalmente.

Venda casada

Foi aceita uma sugestão de Emília Ribeiro em relação a uma redação mais clara que impeça a venda casada. Pela redação aprovada fica proibido que o preço do SeAC isolado seja mais caro que no pacote com mais um ou mais dois serviços.

Must carry

Em relação aos canais universitários a conselheira trouxe um entendimento de tribunais superiores de que qualquer tipo de instituição não é obrigada a se associar ou permanecer associada. A regra proposta por Bechara prevê que esses canais se organizem em entidades para definir qual deles será carregado. A proposta da conselheira era de que a empresa criasse uma gerência específica para definir qual canal seria carregado. O conselho diretor da Anatel, entretanto, entendeu melhor manter a proposta do conselheiro relator.
Em relação aos canais abertos de rede nacional ficou decidido que todos deverão ser carregados, embora a conselheira Emília tenha apontado restrições sobre esse ponto também.

Área de prestação

Emília Ribeiro sugeriu que fosse explicitada que a área mínima de abrangência do serviço fosse o município. A proposta foi rejeitada pelo conselho diretor, que entendeu que ao não delimitar a área mínima, favorece o surgimento de pequenas empresas interessadas em atuar em bairros específicos.
O próprio conselheiro Marcelo Bechara fez uma alteração na sua proposta original com o objetivo de deixar claro como seriam outorgadas essa licença. Ficou aprovado que a licença é nacional e poderá ser concedida uma para cada empresa interessada, mesmo que ela pertença a um grupo onde outras empresas também tenham uma outorga.

Set-top box

Foi mantida ainda a obrigação proposta para que as empresas sejam obrigadas a instalar em suas redes set top box comprados no varejo, desde que eles sejam homologados pela Anatel, o que não estava explícito no texto de Marcelo Bechara.
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!