Acordo judicial com o Opportunity pode significar financiamento irregular

Ao analisar os contratos prévios entre Oi e Brasil telecom que permitiram a transferência das ações da BrT para o cimissário Credit Suisse em abril, quando a intenção de fusão foi anunciada, a Anatel se deparou com mais um problema relacionado ao Opportunity.
A controvérsia está na cláusula IV da Escritura Pública de Transação, Renúncia e Quitação, onde está localizada uma das mais divulgadas partes do acordo: o pagamento, por parte da Telemar (Oi), de R$ 315 milhões ao grupo de Daniel Dantas em contrapartida à retirada das ações judiciais entre o Opportunity, a Brasil Telecom e os fundos de pensão.
O problema encontrado é que este pagamento está inserido em um termo assinado pela Brasil Telecom com o Opportunity, mas foi pago pela Oi. E a Resolução 101/99 proíbe o "financiamento, sob qualquer forma" de uma prestadora de telecomunicações por outra.

Notícias relacionadas
A restrição está na lista de itens considerados indícios de controle vedado. Apesar da descrição clara do pagamento pela Oi ao Opportunity, não houve unanimidade na agência se a quitação do acordo pela tele corresponderia a um financiamento. O desentendimento está no campo da semântica. Pelo dicionário Houaiss, "financiar" pode significar tanto o custeio de qualquer forma quanto o método de concessão de empréstimo, via financiamento.
Semântica
Para sua análise, o conselheiro-relator que analisou o caso, Antônio Bedran, considerou apenas o segundo significado do verbo (empréstimo) e afastou a hipótese de custeio indevido.
Para Bedran, não há citação na Escritura de qualquer método de devolução do dinheiro investido pela Oi para a quitação do acordo com o Opportunity. Assim, não teria havido financiamento, no sentido de empréstimo, e a regra da resolução 101/99 não teria sido quebrada.
No entanto, ainda é possível entender que a resolução tratava de financiamento de forma mais ampla, referindo-se a qualquer tipo de pagamento que beneficie empresa diversa da pagadora. E, nesse sentido, é público que a Oi só aceitou pagar R$ 315 milhões para resolver disputas judiciais de que não participava porque anteviu a possibilidade de ter a concordância de todos os acionistas da Brasil Telecom para realizar a compra da operadora.
Esta controvérsia também poderá ser resolvida com a continuidade do processo de averiguação por parte da área técnica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!