Proposta de reestruturação não será reformulada

A Telemar não pretende reformular a proposta de reestruturação societária, rejeitada pelos preferencialistas em Assembléia Geral Extraordinária (AGE) realizada nesta sexta-feira, 15, no Rio de Janeiro. ?No momento não há possibilidade nenhuma de isso acontecer?, afirmou o presidente do grupo Telemar, Luiz Eduardo Falco. Segundo o executivo, na proposta original, os acionistas controladores já estariam aceitando o menor retorno possível para seus investimentos. Falco se disse ?frustrado? com o resultado da AGE, porque a reestruturação permitiria que a Telemar tivesse mais agilidade para atuar em um cenário de consolidações do setor.
A reestruturação societária da Telemar foi reprovada com os votos de investidores que representam 36,94% das ações preferenciais da companhia. Votaram a favor da reestruturação 28,94% dos preferencialistas. Ao todo, estiveram na assembléia representantes de 66% dos papéis preferenciais. O quórum mínimo era de 25%. Na primeira e na segunda convocações, quando o quórum era de 50%, haviam comparecido 29,17% e 35%, respectivamente. A proposta foi reprovada apesar da participação de acionistas ordinaristas que detêm também ações preferenciais, como BNDES e Previ, que eram a favor da reestruturação. A razão para a maioria dos presentes ter votado contra foi a relação de troca de ações proposta para os preferencialistas, que teriam sua participação diluída na nova empresa. Falco, entretanto, lembra que, apesar da diluição, esses acionistas ganhariam com a valorização da companhia.
Vale lembrar que, por decisão judicial, mesmo se tivesse sido aprovada, a reestruturação só passaria a valer depois que a 1ª Câmara Cível julgasse o processo movido pela Pólo Gestão de Recursos Ltda, acionista minoritário que questiona a relação de troca dos papéis.

Notícias relacionadas
Segundo Falco, agora a prioridade da Telemar passa a ser aquisições de empresas, e entre elas estaria a TIM.

Histórico

A reestruturação societária da Telemar tinha como objetivo pulverizar o controle da companhia e permitir sua entrada no chamado "novo mercado" da Bovespa. Com a incorporação dos papéis pela Telemar Participações (TmarPart), todos os acionistas passariam a ter direito a voto e tag along. O conselho de administração passaria a ser composto de no máximo 11 membros, a maioria independentes. O número de votos por acionista ou grupo de acionistas com o mesmo interesse seria limitado a 10% do capital. Além disto, se alguém obtivesse mais de 20% de participação na empresa deveria fazer uma oferta pública de aquisição das ações dos demais acionistas.
A reestruturação incluía também uma nova política de distribuição de dividendos. Em 2006 e 2007 seriam pagos R$ 3 bilhões em dividendos. E a partir de 2008, seriam distribuídos no mínimo 80% do fluxo de caixa livre, levando em conta a estabilidade financeira da empresa. A Telemar acreditava que todas essas medidas ajudariam a aumentar a liquidez das ações e valorizariam a companhia. Ao fim da reestruturação, a TmarPart trocaria de nome para Oi participações.
Na nova empresa, os preferencialistas, que hoje detêm 66,7% do capital da Tele Norte Leste Participações (TNL), passariam a ter 40,6% da TmarPart. Os ordinaristas, que atualmente têm 15,4% do capital da TNL, passariam a ter 24,7% na TmarPart. Por fim, os atuais controladores da TmarPart, dentre os quais estão GP Investimentos, AG Telecom, La Fonte, Previ e BNDES, que hoje têm direta e indiretamente 17,9% da TNL, ficariam com 34,6% da TmarPart após a reestruturação. Fontes do mercado acreditam que o GP iria vender sua participação após a reestruturação.

Tombo da Telemar e da BrT

Como se poderia prever, a rejeição da proposta de reestruturação bancada pelos controladores da Telemar fez despencar as ações ordinárias (votantes) da companhia, e por tabela levou para baixo as ações ordinárias da Brasil Telecom também.
No meio da tarde, as ONs da Telemar Participações caíam 20,99% na Bovespa, e as ONs da Telemar Norte Leste caíam 14,69%.
Já a Brasil Telecom viu as suas ações ordinárias caírem 10,89% na holding e 7,37% na operadora.
Para a Brasil Telecom, o sucesso da remodelagem da Telemar abriria uma boa perspectiva de que a empresa fosse pelo mesmo caminho, o que resolveria o problema dos controladores (fundos de pensão e Citibank), que são vendedores. Além disso, o modelo pulverizado permitiria, no futuro, uma fusão com a Telemar. Com a rejeição da reestruturação da Telemar, a Brasil Telecom terá que rever seus planos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!