Serviços de telecomunicações têm retração em setembro

Entre os meses de agosto e setembro, os serviços de telecomunicações tiveram um recuo de 0,4%. No mesmo período, os serviços de Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC) avançaram 0,1%; os de Tecnologia da Informação (TI) subiram 1,3%; e os de audiovisual avançaram 1,4%. Na comparação com o mesmo período do ano passado, telecomunicações tiveram recuo de 1%, TIC avançou 3,1% e TI também cresceu em 12,3%. No mesmo período, audiovisual recuou 3,8%. Os dados constam na pesquisa mensal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No geral, os serviços de informação e comunicação, que englobam TIC, telecomunicações e TI, tiveram crescimento de 0,4% em setembro, na comparação com o mês de agosto. Também houve crescimento de 2,2% em relação ao igual período do ano passado. No acumulado do ano, houve recuo de 1,2% e nos últimos 12 meses, a retração foi de 1%.

No cenário geral,  no mês de setembro, o setor de serviços teve variação negativa de 0,3% frente a agosto e encerrou quatro meses de volatilidade: maio (-3,5%), junho (4,9%), julho (-2,0%) e agosto (1,4%). Em relação a setembro de 2017, os serviços cresceram 0,5%, a segunda taxa positiva seguida desde novembro (1,0%) e dezembro (0,5%) de 2014. O acumulado no ano ficou em -0,4%. Já o acumulado em 12 meses passou de -0,6% em agosto para -0,3% em setembro, a taxa negativa menos intensa desde junho de 2015 (-0,2%).

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!